Postado em 19/02/2024 - AÇÕES
A importância estratégica da Secretaria de Convênios na captação e investimento de recursos em Cidade Ocidental

A Secretaria de Convênio de Cidade Ocidental desempenha um papel crucial na gestão municipal, servindo como elo entre o poder público municipal e diversas fontes externas de recursos. A prestação de contas referente ao ano de 2023 revela um cenário positivo, evidenciando o impacto significativo da atuação da secretaria no desenvolvimento e aprimoramento da infraestrutura do município.

Diversificação e parcerias estratégicas

Sob a administração da engenheira Nikaelle Moraes, em 2023, a secretaria obteve êxito na captação de diversos recursos, totalizando mais de 8 milhões de reais. Essa expressiva quantia originou-se de transferências especiais de parlamentares federais, direcionadas principalmente para educação, saúde e infraestrutura. Além disso, foram destinados recursos para tratores agrícolas e implementos, visando atender às demandas da zona rural.

Resultados concretos e transformadores

Ao longo de 2023, destacaram-se a conclusão e prestação de contas de diversas obras, tais como a sede da Guarda Civil Municipal, o Centro de Convivência e Capacitação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais, obras de restauração e construção de passeio público e pavimentação asfáltica no Jardim ABC. O investimento total nessas iniciativas ultrapassou os 7 milhões de reais, englobando tanto as obras em si quanto a conclusão das respectivas prestações de contas. Adicionalmente, a conclusão da obra Casa da Mulher, com o propósito de acolher mulheres vítimas de violência de gênero doméstico, familiar e sexual, tornou-se uma obra referência na região.

Ainda em 2023, destacaram-se os seguintes eventos:

• Aprovação do projeto da ampliação do Hospital Municipal, abrangendo 1.448,41 m² de construção, com um investimento total de R$ 5.246.476,37;
  • Aprovação de pavimentação e galeria de águas pluviais no Jardim ABC, contemplando uma área de 20.247,74 m², no valor total de R$ 4.481.178,64;
  • Início da construção do campo de futebol sintético no bairro São Matheus, com um investimento global de R$ 1.368.401,33;
  • Início da construção de uma quadra esportiva no bairro São Matheus, com um custo total de R$ 358.901,98;
  • Início da construção do laboratório no Hospital Municipal, no valor total de R$ 353.417,54.

De olho no futuro

Antecipando-se ao futuro e mantendo um modelo de gestão eficiente, a secretaria cadastrou diversas obras para habilitação na obtenção de recursos federais por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal, totalizando R$ 51.374.010,20. Esses investimentos abrangem principalmente obras de infraestrutura, tais como pavimentação, galerias de águas pluviais e pontes.

A Secretaria de Convênio como agente transformador

A atuação eficiente da Secretaria de Convênio de Cidade Ocidental é essencial para a realização de obras e projetos que impactam diretamente a vida da população. Sua capacidade de captar recursos, associada a uma gestão transparente e eficaz, posiciona a secretaria como um agente transformador, impulsionando o progresso econômico e social do município. Vale destacar que desde o início de janeiro deste ano, a secretaria passou a ser liderada pelo secretário Robson Medeiros, o qual vem atuando para ampliar ainda mais a captação de recursos para o desenvolvimento do município.

Em retrospectiva, o ano de 2023 foi um período de realizações notáveis para a Prefeitura, refletindo o compromisso da gestão com o progresso e o bem-estar da comunidade.