Postado em 23/02/2024 - NOTÍCIAS
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania no atendimento da população em situação de vulnerabilidade

A Assistência Social é uma das secretarias que mais lida diretamente com o público em situação de vulnerabilidade no cumprimento da sua missão de garantir ao cidadão proteção social e sendo um suporte para as famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, dando condições de acesso aos serviços, benefícios, programas e projetos.

O trabalho da secretaria garante desde o atendimento das necessidades básicas, como alimentação, moradia e saúde, mas também acesso à educação, capacitação profissional e oportunidades de emprego.

Aqui na nossa cidade, a população em situação de vulnerabilidade não deixou de ser assistida pelo governo municipal através das ações de assistência social, algumas realizadas através da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de Goiás. É o caso dos cartões sociais Mães de Goiás e Dignidade, que beneficiam mais de 4.000 famílias, representando mais de R$1 milhão inseridos por mês na economia local.

Para garantir o direito à moradia, princípio previsto nos Tratados Internacionais e na Constituição Brasileira, o programa “Pra Ter Onde Morar” concede um auxílio aluguel de R$ 350 reais por mês. Isso significa a aplicação do montante de R$222.250,00 e muito mais que isso, esse benefício dá dignidade.

Os órgãos da Assistência Social realizaram milhares de atendimentos nesse último ano e apresentam uma média anual impressionante que demonstra uma gestão atuante quando a pauta é direitos humanos e sociais. A mais recente conquista para o município foi a inauguração da sede própria do CRAS, com novas instalações que possibilitarão mais conforto e comodidade nos atendimentos, de forma mais humanizada e acolhedora, conforme a natureza dos serviços exige.

O CRAS representa a porta de entrada para a Secretaria de Assistência Social, onde por meio dele o cidadão tem acesso aos serviços de Proteção Social Básica de para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

Entre esses serviços estão:

- Fazer seu Cadastro Único;
- Ter orientação sobre os benefícios sociais;
- Ter orientação sobre seus direitos;
- Pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos;
- Fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;
- Ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;
- Ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica;
- Ter orientação sobre outros serviços públicos.

A secretária da pasta, Rosaléa Rodrigues, à frente da Assistência Social há 5 anos, enfatizou a importância do trabalho da Assistência Social e a capacidade de atendimento do CRAS que será de mais de mil famílias por mês.