Postado em 27/02/2024 - NOTÍCIAS
Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental participa entrega da reforma e ampliação da Unidade Prisional de Cidade Ocidental

Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Penal do Estado de Goiás inaugurou a reforma e ampliação da Unidade Prisional de Cidade Ocidental com a presença de autoridades da área de segurança pública, do poder judiciário e do poder executivo.

“Sem a ajuda da Prefeitura e do Poder Judiciário essas melhorias não seriam possíveis”, afirmou o diretor prisional da UPR de Cidade Ocidental, Otacílio Nogueira, que na ocasião também anunciou os resultados positivos que a unidade conquistou nos últimos meses:

• 34 para 70 presos no ensino básico;
  • 27 para 109 com remissão penal por leitura;
  • 1 para 8 trabalhadores remunerados, escolhidos por bom comportamento;
  • Retomadas das aulas presenciais.

Otacílio Nogueira                                                                                                Fábio Correa

Com a reforma e ampliação, a UPR passa a contar com 4 novas celas (aumentado sua capacidade de 130 para 190 vagas), criação de um alojamento feminino, um novo espaço para biblioteca, além de reforma de todas as celas, do pátio, da fachada e ampliação do reservatório de água. Isso reforça o comprometimento do poder público no papel de garantidor de um ambiente digno para o apenado e da valorização dos servidores em seu ambiente de trabalho.

“Estamos aqui cumprindo com a nossa obrigação e hoje, já comuniquei ao Otacílio que iremos instalar um atendimento odontológico aqui dentro da Unidade Prisional, e vamos ampliar as nossas ações com a Secretaria de Assistência Social”, disse o Prefeito Fábio Correa ao enfatizar que a parceria entre o governo municipal e as forças policiais estão fortalecidas.

O investimento para a obra foi custeado com recursos oriundos do poder judiciário, com valor aproximado de R$ 80 mil, mão de obra dos presos e apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

O Juiz da Vara Criminal de Cidade Ocidental, Dr. Pedro Henrique, ressaltou que a importância da reforma vai além da estrutura física, ela representa os projetos que estão sendo executados pela UPR e o comprometimento da força de trabalho dos policiais penais.

“Tenho um orgulho muito grande do que a Polícia Penal do Estado de Goiás se tornou em tão pouco tempo. Hoje, implantamos uma cultura de ordem, disciplina e respeito nas nossas Unidades” finalizou o diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires.

Josimar Pires                                                                                                  Equipe da Secretaria

Estiveram presentes na cerimônia, o diretor-geral adjunto da Polícia Penal, Firmino José; a coordenadora da 3ª Regional Prisional da DGPP, Andréia Figueiredo; a procuradora-geral do município, Dra. Adrianne Vieira; o promotor de justiça da 2ª Promotoria, Dr. Rodrigo Martins; a delegada titular da PC, Dilamar Aparecida; o tenente-coronel da PM, Anderson Chrisóstomo; a presidente da subseção OAB, Thaís de Araújo; a secretária do entorno, Carol Fleury, além dos secretários municipais e vereadores de Cidade Ocidental.