Postado em 29/02/2024 - NOTÍCIAS
O Impacto dos investimentos municipais nas áreas da Educação e da Cultura em 2023

Em 2023, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura trilhou um caminho de inovação e compromisso com o futuro. Com foco na qualidade do ensino e na promoção da cultura, a secretaria implementou diversas ações que impactaram positivamente a comunidade escolar e artística. Desde a modernização das práticas pedagógicas até o incentivo à participação em eventos culturais, cada iniciativa refletiu o comprometimento em oferecer uma educação de excelência e valorizar a diversidade cultural de nosso município. Acompanhe a seguir um resumo das principais obras e ações executadas ao longo de 2023.

 

CMEI MARIA MARLEIDE: UMA NOVA ESTRUTURA DE EXCELÊNCIA

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Marleide da Silva Lima, localizado no bairro Nova Friburgo, passou por uma significativa transformação em 2023. Anteriormente instalado em um espaço locado e adaptado, o CMEI agora se encontra em um moderno prédio de dois andares, adquirido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura por um investimento de R$3 milhões. Com capacidade para atender 830 crianças, o novo CMEI se destaca como uma estrutura moderna e de referência na região.

 

AVALIAR PARA ALFABETIZAR: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Ao longo do ano, mais de 600 professores, diretores escolares, coordenadores/supervisores pedagógicos, coordenadores de turno, professores de AEE e SOE participaram do Encontro Pedagógico, promovendo momentos de aprendizado e troca de experiências. Essa iniciativa visa aprimorar a condução das atividades escolares ao longo do ano letivo, com foco no desenvolvimento educacional dos alunos.

 

PROGRAMA ALFAMAIS: INCENTIVO À LEITURA E À ALFABETIZAÇÃO

O Programa AlfaMais Goiás beneficiou mais de 5.000 estudantes, entre crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Foram entregues mais de 2.000 Kits de materiais escolares e cerca de 3.000 livros, com o objetivo de colaborar com a alfabetização na idade certa e fortalecer os anos iniciais do ensino.

 

SAECO: AVALIANDO E APRIMORANDO O ENSINO

A aplicação da Prova SAECO (Sistema de Avaliação de Ensino de Cidade Ocidental) nas escolas municipais que ofertam do 3º ao 9º ano do ensino fundamental foi um marco em 2023. Mais de 7.000 alunos foram avaliados bimestralmente, visando mensurar competências e promover a retomada das aprendizagens, revolucionando a educação no município.

 

MINHA BIBLIOTECA: INCENTIVANDO A LEITURA EM CASA

O projeto "Minha Biblioteca - Em casa também é lugar de leitura" foi um sucesso em 2023, incentivando o hábito da leitura entre os estudantes. A participação conjunta da família e da escola foi fundamental, com a seleção bimestral de livros para leitura em casa e a realização de projetos e atividades em sala de aula. A 1ª Mostra Literária, realizada em dezembro, foi o ponto alto do projeto, com as escolas apresentando o material produzido pelos alunos ao longo do ano, incluindo livros, cordéis, músicas, peças teatrais, poesias e muito mais.

 

Expansão do Ensino Integral:

Durante o período de 2017 a 2023, a Rede Pública Municipal de Ensino registrou um significativo aumento na oferta de atendimento em tempo integral. Em 2017, esse formato estava disponível apenas para 227 alunos no Ensino Fundamental, sem cobertura na Educação Infantil. Atualmente, o cenário mudou consideravelmente, com o atendimento em tempo integral abrangendo 112 alunos na Educação Infantil e 679 alunos no Ensino Fundamental.

 

Teste de Proficiência de Leitura:

Com o objetivo de reduzir possíveis danos causados durante a pandemia, a SMEC, por meio da Superintendência Executiva Pedagógica, está realizando testes de leitura para uma melhor apuração das necessidades e dificuldades na aprendizagem de cada aluno da rede municipal de ensino.

 

Projeto "Ouvir para Aprender":

Realizado em parceria com o Centro Auditivo Nova Audição, o projeto proporciona exames de audiometria gratuitos para crianças e adolescentes da rede pública municipal de educação, com duração de 6 meses e 10 atendimentos por semana.

 

Jogos Estudantis do Estado de Goiás – Fase Intermunicipal:

Cidade Ocidental obteve um desempenho notável na Fase Intermunicipal dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás, com 100% de aproveitamento na classificação de todas as equipes coletivas. A competição envolveu Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso de Goiás em modalidades como Atletismo, Badminton, Basquetebol, entre outras.

 

Projeto ELEVA - Escola de Letramento e Elevação de Aprendizagem:

O ELEVA surge como resposta para diminuir os déficits de aprendizagem, reforçando os descritores deficitários apontados pelas avaliações SAECO, visando democratizar o acesso à educação de qualidade.

 

Inauguração da Escola Tiago Correa da Silva:

Construída com recursos próprios do município, a escola é uma das mais modernas da região, com Certificado ABNT NBR ISO 9001:2015. Com um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, a instituição conta com 17 modernas salas de aula e capacidade para até 1.100 alunos, oferecendo instalações modernas e bem planejadas.

 

5ª Mostra Ambiental:

Evento organizado pela Prefeitura em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, que reuniu uma série de expositores dedicados a enriquecer nosso dia com conhecimento e ações em prol da conscientização ambiental, desde projetos de reciclagem até iniciativas de conservação da fauna e flora local. Cada expositor trouxe sua perspectiva única sobre a importância da sustentabilidade e como podemos adotar práticas mais conscientes em nosso cotidiano.

 

1ª Feira do Livro na Praça Santo Antônio:

Aconteceu a primeira Feira do Livro de Cidade Ocidental, projeto idealizado pelo Frei Fernando da Paróquia Santo Antônio com o apoio da Prefeitura Municipal. Contou com exposições de livros e projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Biblioteca Municipal, além de diversas outras atrações culturais.

 

Chegada da Escola Militarizada no Jardim ABC:

A introdução da escola militarizada no Jardim ABC representou um passo importante na transformação da educação local, promovendo valores e qualidade no ensino, e proporcionando uma experiência única para os estudantes.

 

Goiás sem Racismo:

Importante evento do programa "Goiás sem Racismo" para os professores de ensino fundamental 2 e EJA, com a palestra "A Educação como Ferramenta de Reconhecimento e Pertencimento" ministrada pela professora Michelly Ribeiro.

 

Prêmio Prefeitura Amiga do Estágio:

Reconhecimento e homenagens à Prefeitura de Cidade Ocidental pela excelência de suas práticas de estágio e pelo apoio contínuo à capacitação dos futuros profissionais.

 

Escola Municipal Professora Josefa Maria de Lima ganha o Prêmio Leia 2023:

Destaque merecido para a escola, que se destacou no programa Alfamais, colaboração com o estado de Goiás pela criança alfabetizada, fortalecendo e aprimorando as habilidades de leitura e escrita dos alunos desde as primeiras etapas de sua jornada educacional.

 

Guardiões da Terra:

Os formandos do 1º semestre de 2023 foram promovidos à categoria de soldado, destacando-se pelo compromisso com o desenvolvimento dos estudantes.

 

Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas:

Os alunos do projeto tiveram a oportunidade de participar de sua primeira graduação, reconhecendo o esporte como ferramenta de transformação na vida desses alunos.

 

1° Seminário da Juventude:

Reuniu jovens de toda Cidade Ocidental, promovendo a importância dos jovens na sociedade e destacando os desafios que eles enfrentam, oferecendo uma oportunidade para expressarem suas opiniões e ideias.

 

Sessão solene conduzida pelos membros do Parlamento Juvenil:

Alunos representaram papéis de vereadores, secretários, prefeitos e presidentes da câmara, evidenciando a importância da juventude na construção do futuro político e social.

 

I Seminário de Alfabetização e Educação Infantil:

Com a participação de mais de 450 profissionais do magistério, o evento teve como pauta "Alfabetização: Dos princípios às práticas pedagógicas", com condução da Professora Dra. Sílvia Colello e oficina de contação de histórias com o grupo Caixa Cantada, abordando a musicalização e práticas lúdicas na arte de alfabetizar.

 

Jogos Paralímpicos Escolares:

De 30 de agosto a 1º de setembro, Brasília sediou a fase regional das Paralimpíadas Escolares 2023, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2006. Seis alunos da rede pública municipal e estadual de ensino representaram a Cidade Ocidental, conquistando um total de 15 medalhas.

 

Participação dos Alunos na Audiência Pública sobre Políticas Públicas da Juventude:

Alunos da rede pública municipal de ensino participaram ativamente da audiência pública dedicada ao tema "Políticas Públicas da Juventude", abordando questões desde educação e emprego até cultura e lazer, contribuindo para a melhoria da vida dos jovens na cidade.

 

Implantação da Lousa Digital na Escola Municipal Professora Maria Josefa de Lima:

A instalação da lousa digital trouxe uma nova dinâmica para as aulas, permitindo que os professores utilizem recursos como textos, imagens, vídeos e desenhos animados para tornar o aprendizado mais interativo e envolvente.

 

Desfile Cívico de 7 de Setembro:

O desfile cívico atraiu milhares de pessoas em Cidade Ocidental, sendo o maior da história da cidade, com a participação de mais de 15 mil pessoas, incluindo escolas públicas e particulares, militares, secretarias, organizações e o público em geral. Após o desfile, as crianças e jovens presentes desfrutaram de uma tarde de brincadeiras e lazer.

 

Aulão INTENSIFICA SAEB:

Alunos do 5º e 9º ano da Escola Municipal Albino Batista Ferreira participaram do aulão intensivo, focado em Matemática e Língua Portuguesa, reforçando conteúdos essenciais para o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

 

2º Festival de Capoeira Infantil:

Realizado pelos alunos do Projeto Capoeira e Educação, o festival contou com apresentações culturais e celebrou a amizade na Escola Municipal Rosane Mariguella Filomeno.

 

Setembro Amarelo:

O serviço de psicologia educacional e escolar da SMEC esteve presente em escolas municipais, realizando rodas de conversa sobre emoções, proporcionando um espaço de escuta acolhedor.

 

Jogos AlphaMais:

Competição esportiva escolar para os bairros Jardim Edite, Povoado Mesquita e Jardim ABC, promovida pelo condomínio Alphaville Brasília Residencial 1 em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da SMEC.

 

Curso de Primeiros Socorros:

A SMEC, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu um curso de primeiros socorros para professores e servidores da educação municipal, conforme previsto pela Lei Lucas (Lei 13.722/2018).

 

Workshop "Incrivelmente Mulheres":

Em celebração ao "Outubro Rosa", a Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, organizou o evento "Incrivelmente Mulheres", oferecendo um espaço de discussão e fortalecimento do papel da mulher na sociedade.

 

8ª Conferência Municipal de Educação:

Realizada pela Prefeitura Municipal, a conferência teve como foco a avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação, reunindo delegados eleitos durante a conferência local, rumo à Conferência Intermunicipal em Luziânia-GO.

 

Palestra "O que a criança REALMENTE precisa:

Entendendo o cérebro e o comportamento da criança": Realizada pela equipe do STJ nas Escolas, a palestra reuniu professores dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, além de pais e responsáveis, abordando temas relevantes sobre o desenvolvimento infantil.

 

Conferência Intermunicipal de Educação: Realizada em Luziânia-GO, teve como objetivo debater o documento base da CONAE, com a temática "Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".

 

Projeto Capoeira e Educação:

Alunos do projeto representaram a Secretaria Municipal de Educação e Cultura na Semana da Jornada da Diversidade e do Respeito, no Ministério das Comunicações.

 

Distribuição dos chips e tablets do Programa Conectividade Móvel:

Promovido pelo Governo do Estado de Goiás, o programa facilitou o acesso à internet para os estudantes, contemplando o município com 395 conjuntos de chips e tablets e 1570 chips para uso dos alunos.

 

Entrega de brinquedos no Natal:

Fruto de parceria com a OVG, a iniciativa promoveu um Natal mais feliz para diversas crianças.

 

Cantata de Natal:

Apresentação estrelada por alunos da educação infantil emocionou o público presente.

 

Formação do Grêmio Estudantil:

Encerramento com apresentações emocionantes e reconhecimento à dedicação dos alunos e formadoras nas escolas municipais.

 

EJA "Minha Biblioteca:

Em Casa Também é Lugar de Leitura": Culminância do projeto nas escolas municipais que ofertam a modalidade de EJA.

 

Encerramento dos Jogos Esportivos de Cidade Ocidental (JOESCO):

A 12ª edição dos jogos chegou ao fim com cerimônia de premiação e entrega de medalhas, destacando a participação e o espírito esportivo dos estudantes.

 

Além desses eventos, a Secretaria também investiu na modernização da infraestrutura educacional, como a aquisição do novo prédio para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Marleide da Silva Lima, proporcionando um espaço moderno e de qualidade para o atendimento das crianças. Também promoveu o Encontro Pedagógico, reunindo mais de 600 professores e profissionais da educação, para troca de experiências e aprimoramento pedagógico ao longo do ano letivo.

 

Entrega de Kits do Programa ALFAMAIS

No ano de 2023, a Secretaria de Educação e Cultura de Cidade Ocidental realizou a entrega de mais de 2.000 kits de materiais escolares e quase 3.000 livros para os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, além de 127 livros para a Educação Infantil. O Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás) beneficiou dez escolas da rede pública municipal, colaborando com a alfabetização na idade certa e auxiliando na estruturação dos anos iniciais.

 

SAECO: Revolucionando a Educação na Cidade Ocidental!

Foi aplicada a Prova SAECO (Sistema de Avaliação de Ensino de Cidade Ocidental) nas escolas da Rede Pública Municipal, do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A avaliação, que visa mensurar as competências e a retomada das aprendizagens, será aplicada bimestralmente, beneficiando mais de 7000 alunos nesta primeira etapa.

 

Minha Biblioteca – Em Casa Também é Lugar de Leitura

O projeto “Minha Biblioteca - Em casa também é lugar de leitura” foi implementado com sucesso, visando desenvolver o hábito da leitura nos estudantes. A ação envolveu a participação conjunta da família e escola, com a seleção de um livro por bimestre para os alunos levarem para casa, lerem e desenvolverem projetos e atividades em sala. A culminância do projeto foi a 1ª Mostra Literária, realizada em dezembro, com a participação das escolas apresentando o material produzido durante o ano pelos alunos.

 

A Expansão do Ensino Integral

No período de 2017 a 2023, a Rede Pública Municipal de Ampliação do Ensino Integral registrou um significativo aumento na oferta de atendimento em tempo integral. Atualmente, o atendimento em tempo integral abrange 112 alunos na Educação Infantil e 679 alunos no Ensino Fundamental, mostrando um avanço significativo em relação a 2017.

 

Teste de Proficiência de Leitura

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) realizou testes de proficiência de leitura para melhor apuração das necessidades e dificuldades na aprendizagem de cada aluno da rede municipal de ensino, visando reduzir possíveis danos causados, principalmente, durante o período da pandemia.

 

Projeto Ouvir para Aprender

O projeto em parceria com o Centro Auditivo Nova Audição proporcionou exames de audiometria gratuitos para crianças e adolescentes da rede pública municipal de educação, com 10 atendimentos por semana durante 6 meses.

 

Jogos Estudantis do Estado de Goiás – Fase Intermunicipal

Cidade Ocidental teve um desempenho notável na Fase Intermunicipal dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás, com 100% de aproveitamento na classificação de todas as equipes coletivas. As modalidades disputadas envolveram diversas disciplinas esportivas, destacando a competência dos alunos da cidade.

 

 

ELEVA- ESCOLA DE LETRAMENTO E ELEVAÇÃO DE APRENDIZAGEM

O ELEVA foi implementado como resposta para diminuir os déficits de aprendizagem, reforçando os descritores deficitários apontados pelas avaliações SAECO. Essa iniciativa inovadora visa democratizar o acesso à educação de qualidade em Cidade Ocidental.

 

Inauguração da Escola Mais Moderna da Região

A Escola Tiago Correa da Silva foi inaugurada em 18 de maio de 2023, construída com recursos próprios do município e certificada com ABNT NBR ISO 9001:2015. A escola é uma das mais modernas da região, com 17 salas de aula e capacidade para até 1.100 alunos, representando um marco na educação de Cidade Ocidental.