Postado em 19/03/2024 - CONSELHOS MUNICIPAIS
CME e UNCME NACIONAL unem forças em prol da educação da região do entorno de Brasília

A atual gestão municipal sempre teve um olhar especial para a educação do município, aliada à visão de cooperação entre os municípios do entorno e do estado goiano. Pensando nisso e fomentado pela demanda da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME NACIONAL, o Conselho Municipal de Educação – CME somou forças e realizou, em Cidade Ocidental, um importante encontro chamado de “Fortalecimento da Educação nos Municípios do Entorno de Brasília” que ocorreu no último dia 12 de março.

O evento criou um ambiente de discussão dirigido pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Fernanda Soares; pelo presidente nacional da UNCME, Prof. Dr. Manoel Humberto, que participou por videoconferência em Aracaju; pelo secretário de educação, Anderson Luciano; pela vice-presidente da UNDIME e secretária municipal de educação de Valparaíso de Goiás, Rudilene Nobre; pelo coordenador da UNCME DF, Luís Cipriano; e pela diretora de articulação e comunicação da UNCME DF, Maria Ester e Maria de Jesus Reis Silva, Superintendente de educação que explanou sobre a criação e evolução do CME do nosso município.

Prefeito, Fábio Correa

Com total apoio da Secretaria Municipal de Educação, a UNCME NACIONAL espera fortalecer as ações e políticas educacionais nos Conselhos Municipais da região, em especial do estado de Goiás por meio do estreitamento dos laços, da parceria e da busca pela efetividade das ações e coordenações da UNCME e dos Conselhos Municipais.

Idealizado pela UNCME NACIONAL, o encontro reuniu os conselhos municipais das cidades: Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Luziânia, Cocalzinho, Alexânia, Planaltina, Pirenópolis, Aparecida de Goiânia e Goiânia.

A escolha de Cidade Ocidental para sediar esse evento se deu em razão do conselho ser um órgão atuante e participativo. Para o prefeito, Fábio Correa, o encontro foi marcado por discussões construtivas. “Essa iniciativa fortalece o diálogo e contribui para o avanço da educação em nossa região”, disse ele que acompanhou o evento ao lado do prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, que também é presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília - AMAB.

Secretário Municipal de Educação de Cidade Ocidental, Anderson Luciano

Resultados

Após uma semana da sua realização, o encontro gerou filiações dos Conselhos de Educação à UNCME, filiação da Secretaria de Educação de Cidade Ocidental à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação- UNDIME, além da consciência do fomento dos demais Conselhos Municipais de Educação do entorno.

Karla Araújo

Jornalista