Postado em 24/05/2024 - CULTURA
Homenagem ao ALBINO BATISTA

Albino Batista Ferreira foi uma figura importante na comunidade do Distrito do Jardim ABC. Natural de Irecê-BA, ele nasceu em 20 de outubro de 1924 e, em 1981, mudou-se para essa região juntamente com sua família. A decisão de se mudar para o Jardim ABC foi motivada por um acidente que ocorreu com seu cunhado e pela necessidade de encontrar um lugar mais tranquilo para cuidar dele. Ao visitar a área para caçar, Albino ficou encantado com o local, que na época era predominantemente composto por matas e poucas residências. Ele decidiu adquirir um lote e levar sua família para lá.

Quando Albino Batista chegou ao Jardim ABC, havia apenas 34 barracos de tábuas, as ruas não eram asfaltadas e o acesso a produtos e serviços era bastante limitado. A opção mais próxima para fazer compras era o Gilberto Salomão, localizado no Lago Sul. Para chegar lá, os poucos moradores precisavam caminhar por um atalho através da mata, até chegar ao Lago Sul, onde faziam suas compras. Para transportar as mercadorias, eles as penduravam nas costas. Caso se sentissem cansados, eles paravam para assar carne e descansar antes de prosseguir.

Albino Batista Ferreira era um homem trabalhador, conhecido por sua honestidade e carisma. Ele se dedicou muito ao Jardim ABC e se tornou um líder comunitário. Fundou e presidiu a Associação dos Moradores do distrito. Durante esse período, teve a oportunidade de conhecer várias autoridades locais e recebeu uma medalha do Governo de Goiás em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados em prol do Município. Além de suas atividades comunitárias, Albino também se envolveu na criação de animais, como gado, porcos e galinhas, contribuindo para o sustento de sua família e da comunidade.

Em homenagem ao seu legado e à sua dedicação ao Jardim ABC, a escola localizada no Distrito recebeu o nome de Escola Municipal Albino Batista Ferreira, a primeira escola militarizada da rede municipal de ensino. No dia três de julho de 2020, ele partiu, deixando um importante legado de trabalho árduo, liderança comunitária e contribuição para o desenvolvimento da região em que viveu. Sua memória e influência positiva permanecem vivas na comunidade do Jardim ABC.

Este é mais um conteúdo do “Projeto História Digital”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência, em homenagem àqueles que tanto contribuíram para a construção de nossa cidade.