Postado em 06/06/2024 - NOTÍCIAS
Formatura do Proerd é celebrada na Cidade Ocidental com a participação de 600 alunos

Crianças que venceram em primeiro lugar o concurso de redação receberam bicicletas como prêmio

Na manhã da última quinta-feira, 06, a Polícia Militar do Estado de Goiás em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal da Cidade Ocidental, realizaram a cerimônia de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).

O curso de caráter preventivo e sem fins lucrativos, teve uma duração de aproximadamente 10 semanas nas escolas municipais da cidade e levou aos alunos do quinto e sétimo ano, lições que visaram educar sobre os riscos do uso de drogas e a importância de evitar a violência. Além de, ofertar atividades interativas e construtivas que levaram em consideração as experiências do cotidiano dos alunos.

A formatura foi marcada por discursos emocionantes e pela entrega solene dos certificados aos formandos, bem como as homenagens especiais aos alunos destaque do programa. Sem contar, é claro, com a animada visita da mascote oficial do programa, o leão Daren.

Desde o início de suas atividades no estado de Goiás, o programa atendeu mais de 1.000.000.000 (um milhão) de crianças e adolescentes. Sob o comando da Tenente Coronel Neila de Castro, responsável pela coordenação das atividades do programa em todo estado de Goiás, a meta da direção é aumentar consideravelmente a quantidade de policiais instrutores aplicando o programa para que assim se possa prevenir o crime antes que ele ocorra.

‘’O foco está na conscientização para evitar que aliciadores queiram ofertar drogas. Eles aprendem a dizer não a todo tipo do uso de entorpecentes e violência, e assim se tornam multiplicadores desse movimento’’, declarou a Tenente Coronel Neila de Castro

Ainda segundo a Tenente, pesquisas e trabalhos científicos realizados por universitários identificaram que 97% das crianças que receberam a educação do Proerd não tem envolvimento com a criminalidade, principalmente com questões envolvendo as drogas.

Já o prefeito Fábio Correia, destacou a evolução das formaturas desde o início do mandato aos dias atuais. De acordo com a autoridade, um evento como este, lotado de pais e mães, crianças, professores e autoridades regionais focados, mostra que as parcerias são fundamentais para a construção de um futuro positivo e seguro para as crianças.

Participaram dessa edição os alunos dos 5ºs e 7ºs anos das escolas Municipais Dom Agostinho Stefan Januszewicz, Escola Municipal Edson André Aguiar, Escola Municipal José Fernandes da Silva Neto, Escola Municipal Professora Josefa Maria de Limna e Escola Municipal Severiano Pereira Braga.

A solenidade que aconteceu no Ginásio Lindolfo Lima, contou com a ilustre participação da Banda Regimental Militar da Polícia Militar da cidade, além da presença do prefeito Fábio Correia que compôs a mesa de honra ao lado do vice-prefeito Lula Viana, a Deputada Estadual Zeli Frissh, o Vereador Clauber Morlé,  a representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade Ocidental, Maria de Jesus, a Tenente Cel Neila, o Tenente Cel Crisósmoto, a delegada titular de Policia Civil da Cidade de Goiás, Dilamar Souza e as Policiais Lusiene e Adriana.