Postado em 10/06/2024 - NOTÍCIAS
Etapa Municipal da 4ª Conferência Estadual de Gestão do trabalho e Educação na Saúde reúne Profissionais de Saúde da Cidade Ocidental

"Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer", este foi o tema da 4º Edição da Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que aconteceu neste sábado, 8, na Escola Municipal Édson André de Aguiar.

O encontro teve entre os objetivos, mobilizar a saúde pública da Cidade Ocidental, com foco na educação permanente das equipes de saúde, para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além de revisar os processos de formação de profissionais da saúde.

De acordo com a Conselheira de Saúde, Patrícia Duarte, a conferência da oportunidade não só para os trabalhados, mas também para a população em geral, pois se aumenta o censo crítico de formalizar novas ideias para que no futuro sejam criadas políticas públicas de qualidade.

A 4ª CNGTES é realizada sob um contexto histórico no Brasil, após uma série de ações que desrespeitaram os direitos trabalhistas e promoveram o enfraquecimento das ações de educação em saúde. Soma-se a isso o impacto da pandemia de covid-19 e sua repercussão direta no mercado de trabalho, com aumento de desemprego e ampliação das vulnerabilidades das trabalhadoras e dos trabalhadores, ampliando a desproteção social e submetendo-as a condições de trabalho, por vezes, inaceitáveis.

“A nossa última Conferência aconteceu em 2006, então estamos com um lapso de tempo muito grande, mas felizmente aconteceu o encontro esse ano e vamos lutar para fazer com que a população entenda a importância dos trabalhadores de gestão do SUS’’. Frisou a conselheira Débora.

Estiveram presentes na mesa de honra, a vice-presidente do conselho municipal de saúde, Luísa Ribeiro, a secretária municipal de saúde Vanderli Ferreira, a sub-secretaria municipal Divina Batista, os conselheiros de saúde, Débora Rodrigues e Anderson Alexandre, a representante da Regional de Saúde de Luziânia, Adriana Rodrigues, a enfermeira palestrante Marcela Barbosa e o secretário executivo do conselho municipal de saúde, Soliron da Rocha.