Postado em 11/06/2024 - NOTÍCIAS
Gestão Municipal avança na luta pela criação do Campus da UFG

A criação de um campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Cidade Ocidental é um sonho antigo que começou a ganhar forma em 2005, graças à iniciativa do professor e então vereador Marconi Moura. Em 2011, a empresa Sul Americana de Montagens (Emsa) doou um terreno de 500 mil metros quadrados, localizado próximo ao condomínio Morada das Garças, na região central da cidade, onde será construído o primeiro prédio da nova Regional da UFG.

Desde que assumiu o primeiro mandato em 2017, o prefeito Fábio Correa tem se mostrado um líder incansável em prol desse objetivo. Ele assumiu a causa como prioridade, promovendo constantes reuniões com autoridades e buscando apoio da bancada goiana para acelerar o processo. Sua dedicação e esforço contínuos foram cruciais para manter o projeto ativo e alcançar avanços significativos.

PAC Universidade

A esperança para a realização desse projeto ganhou um impulso significativo com o recente lançamento do Programa PAC Universidade pelo Governo Federal. Anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa segunda-feira, dia 10 de junho, o programa promete custear a construção de 10 novos campi federais em todo o país. Cidade Ocidental é o único município contemplado em toda a região Centro-Oeste.

O anúncio foi um momento de celebração e renovação de esperança para a comunidade da região. Embora o PAC Universidade não garanta a construção imediata do Campus, ele representa um a com a expansão educacional e a necessidade de atender a demanda por ensino superior de qualidade no Entorno Sul.

Durante o lançamento, o presidente enfatizou que a escolha dos locais foi baseada na necessidade educacional, sem influências políticas ou partidárias. Esse critério trouxe ainda mais legitimidade ao projeto de Cidade Ocidental. “Escolhemos os novos Campi que queremos fazer considerando o vazio educacional. Não teve critério político, partidário ou político eleitoral envolvido. Qual é a região que tem menos curso superior? É lá que iremos fazer. Queremos interiorizar a possibilidade de as pessoas estudarem”, declarou o presidente Lula.

A criação do Campus da UFG em Cidade Ocidental representa um grande ganho para o desenvolvimento educacional e socioeconômico da região. A presença da universidade trará novas oportunidades, promoverá o conhecimento e contribuirá para a formação de profissionais qualificados, impulsionando a comunidade local rumo a um futuro mais promissor.

Especialização

Enquanto a construção do Campus não se inicia, a Prefeitura de Cidade Ocidental já está em ação para oferecer novas oportunidades educacionais. Em parceria com a reitoria da UFG, foi assinado em abril deste ano um Protocolo de Intenções que prevê a criação de três cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão em Educação. A reitoria da UFG confirmou que nos próximos dias fará uma nova visita ao município para retomar as tratativas no sentido de implantar esses cursos o mais breve possível.

Por Jânio Gomes
Ascom/PMCO