Postado em 18/12/2025 - EDUCAÇÃO
Saúde e Educação lançam Programa Sorria Bem, Enxergue Além

Dificuldades para enxergar afetam diretamente o aprendizado. Mas esta realidade não irá mais fazer parte da rotina dos estudantes da rede pública municipal de Cidade Ocidental. Foi lançado na manhã desta quinta-feira (18/12), o programa Sorria Bem, Enxergue Além, que irá percorrer todas as unidades da rede, realizando exames e entregando óculos para as que precisam usar o acessório.

 

O projeto teve início na Escola Municipal José Fernandes da Silva Neto, e contou com a presença do prefeito Lulinha Viana, secretários municipais de Saúde e de Educação, Dr. Alessandro e Fábio Dutra, respectivamente, vereadores Clauber Morlé e João Lázaro, além do presidente do Instituto Medicina da Visão, Dr. Paulo César.

 

A diretora da escola, Professora Bia, elogiou a iniciativa. "Esse projeto veio para sanar um grande problema, pois a criança que tem dificuldades para enxergar, consequentemente tem dificuldades para ler, o que prejudica o aprendizado", ressalta. Ao todo, foram entregues 215 óculos para alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Mais novidades a caminho


E as novidades não param por aí. Dr. Alessandro explicou que também haverá antedimento odontológico e entrega de kits para limpeza bucal na rede pública municipal de ensino.

 

O prefeito Lulinha, juntamente com Fábio Dutra, anunciaram que o Silva Neto será militarizado e que os alunos até o 5⁰ Ano do Ensino Fundamental irão receber uniforme e material escolar completo em 2026. Os estudantes do 6⁰ ao 9⁰ ano serão contemplados com uniforme completo. São investimentos na educação e saúde, garantindo mais dignidade e qualidade de vida à população.

 

Dona Raimunda, de 83 anos, estudante da EJA, arrancou risos de todos com sua simpatia e espontaneidade. A senhora que aprendeu a ler, disse que queria ganhar óculos para enxergar melhor e escrever cartas para seus namorados.

 

Contudo, o caso de Dona Raimunda era mais complexo, que requer cirurgia. Ela está sendo acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde e o presidente do Instituto Medicina da Visão, que realizou atendimentos no Silva Neto por três dias, também se disponibilizou a ajudá-la no que for preciso. Isabela, de 11 anos, e Isac, de 09, ficaram muito felizes ao receberem seus óculos. "Gostei muito, pois não podia comprar. Agora estou enxergando bem melhor", disse a aluna do 5⁰ Ano, com um sorriso no rosto, fazendo jus ao nome do projeto.

 

 

Graciele Oliveira - Ascom