Postado em 16/04/2018 - NOTÍCIAS
Momento Cívico e o desafio de formar cidadãos
No Momento Cívico realizado na manhã dessa segunda-feira (16), em frente a Prefeitura Municipal, o prefeito Fábio Correa destacou novamente a importância de se formar cidadãos para a sociedade. A solenidade contou a presença de secretários de governo, vice-prefeito Lulinha, servidores, crianças e professoras do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança, vereador Robson Campos (PSB), comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar, major Chrisóstomo, além da tradicional apresentação da Guarda Civil Municipal.

Em seu discurso, major Chrisóstomo destacou que o maior desafio é fazer com que o cidadão saia às ruas sem se preocupar que algum mal lhe aconteça. Ele citou a importância da realização de trabalhos sociais, como as aulas de capoeira realizadas pelo professor Fumaça e comentou sobre o GGIM.

"Quanto ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, considero um mecanismo de suma importância, pois reúne forças e nas reuniões mensais, são apresentadas as demandas e apontadas as resoluções dos problemas de cada setor, sob a orientação do prefeito. E o trabalho precisa ser feito em longo prazo. É preciso unir forças para fazer a diferença. O trabalho social, como o projeto de capoeira voltado para crianças e adolescentes é um dos tipos de ação que ajuda a diminuir o trabalho da PM no futuro. Na prefeitura também contamos com o trabalho de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, infelizmente, os crimes de violência contra a mulher têm crescido e a sociedade não tem despertado para essa questão, mas o Poder Público tem atuado para prestar assistência às vitimas de violência doméstica. A realização do Momento Cívico, por exemplo, futuramente irá despertar o civismo na população, é o tipo de trabalho de cidadania que faz com que a ordem chegue aonde precisamos."

O vereador Robson Campos saudou a todos e parabenizou o prefeito pelo trabalho desempenhado, ressaltando a solução ao problema do transporte público municipal, viabilizando a locomoção dos moradores entre os bairros do município. O vice-prefeito Lulinha também estendeu os cumprimentos aos presentes.

O prefeito Fábio Correa mais uma vez elogiou a Guarda Civil Municipal. "A GCM está a cada dia mais preparada. Vocês são autoridades para mostrar que existe ordem e é mais uma força para atuar juntamente com a PM e demais órgãos. É visível a admiração das crianças quando assistem à apresentação da Guarda. Vocês são exemplo para elas", mencionou.

Fábio também comentou sobre a importância do trabalho do terceiro setor para a construção de cidadãos. "Construir prédios é fácil, mas construir cidadãos requer tempo, dedicação, exemplo. Todos podemos fazer nossa parte, em casa, na rua, no bairro, a começar por nós mesmos". Ele citou novamente o projeto do professor Luiz Fumaça, destacando que a prática de capoeira contribuiu para a formação de crianças e jovens, tirando-as da ociosidade, citando a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, dizendo que animais nascem tendo como principal preocupação a alimentação e para isso, precisam atacar. Já o ser humano nasce para ter conhecimento e progredir. "Estamos aumentando o número de crianças de 3 a 5 anos na rede pública municipal de ensino. Essas crianças certamente irão aprender a não atacar, mas a querer progredir como ser humano".

O prefeito finalizou o Momento Cívico da semana falando sobre planejamento, informando que a licitação para a pavimentação da via de acesso pelo Dom Bosco ao Monumento Solarius será realizada essa semana e vi que esteve em reunião na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para tratar a respeito de construção de viaduto e passarela, já considerando o aumento do fluxo de veículos com a nova via pavimentada.

No Momento Cívico ainda foi informado que foram inscritas mais de cinco mil pessoas no processo seletivo da Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental e que a prova será realizada no primeiro domingo de maio.
 Graciele Oliveira