Postado em 04/05/2018 - AÇÕES
Maio amarelo: pela valorização da vida

O mês será de ações e campanhas pela segurança e atenção no trânsito. Objetivo é criar a consciência de responsabilidade em motoristas e pedestres

Felipe Chiavegatto

Os motoristas de Cidade Ocidental receberão uma atenção especial durante todo o mês de maio. Lançada nacionalmente, a campanha Maio Amarelo tem por objetivo conscientizar sobre a segurança no trânsito e este ano vai se concentrar na cobrança de atenção de motoristas e pedestres.

De acordo com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO e idealizador do Movimento Maio Amarelo, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Hoje, com o advento dos smatphones, a atenção no trânsito se torna ainda mais necessária pela quantidade de distrações as quais motoristas e pedestres estão expostos. Em Cidade Ocidental, por exemplo, não é raro observar imprudências devido a essas distrações. Para o superintendente municipal de Trânsito, Washington Magalhães, as campanhas de conscientização tem o poder de abrir os olhos da população frente a esses perigos. “Cidade Ocidental está evoluindo e o trânsito se torna mais complexo, assim precisamos conscientizar nossos motoristas e pedestres sobre as opções de segurança nas vias públicas”, explica.

Além de ações comunitárias, o Maio Amarelo em Cidade Ocidental será marcado por reuniões na Administração Pública para discutir melhores práticas para garantir a segurança de motoristas e pedestres no município, além de palestras e distribuição de material educativo para toda a população.