Postado em 28/06/2018 - EDUCAÇÃO
Centro de Línguas oferece curso de Espanhol gratuito

As matrículas para o CILCO começaram em 25 de junho, mas você ainda pode se inscrever. Ainda restam poucas vagas para cursar inglês no período diurno (veja os requisitos abaixo). Podem se inscrever todos aqueles que estão matriculados nas redes estadual e municipal de ensino. Alunos de escolas particulares concorrem às vagas remanescentes. Todos devem ser moradores de Cidade Ocidental, comprovando-se tal situação através de comprovantes de residência (contas de água, energia ou telefone). Para o curso de espanhol, cujas vagas para o período diurno ainda estão abertas, não é necessário estar matriculado em escola regular, porém a idade mínima é de 11 anos (6° ano do ensino fundamental). O curso tem duração de 4 anos para quem entra no Básico 1. As aulas para os períodos matutino e vespertino ocorrem duas vezes por semana, cuja duração de cada aula é de 1h30min. Todas as aulas são duplas, ou seja, se falta um dia, serão computadas duas faltas. A frequência é muito importante para a continuidade do aluno no curso. Ao se matricular o aluno assume o compromisso de adquirir o livro que será usado por 3 semestres ao custo de R$ 140,00 além de estar ciente de seus direitos e deveres para com a instituição, assim como em qualquer outra escola. O Centro Interescolar de Línguas é a instituição de ensino municipal que mais cresceu em Cidade Ocidental em dois anos. De cerca de 100 alunos frequentes em 2016, tivemos um crescimento de mais de 700 %. Hoje são 1500 alunos matriculados em 3 turnos, incluindo cursos para a comunidade no período noturno. Nossos professores ainda lecionam na Escola de Educação Integral, Josefa Maria de Lima, utilizando nossa metodologia e material didático. Segundo o diretor André Brito “o mérito dessas conquistas não é só nosso enquanto gestores, mas de toda a comunidade que sempre pediu por iniciativas nesse sentido. Nossa parte é facilitar o acesso às políticas educacionais por parte das pessoas e promover seu acesso a uma educação de qualidade.” “No CILCO possibilitamos ao aluno o aumento da autopercepção como ser humano e como cidadão, centrado no engajamento discursivo do aprendiz de modo a poder agir no mundo social”, complementa a coordenadora dos cursos, Karine Faustino. Para estudar no CILCO, o aluno deve estar matriculado:

• Na rede municipal de ensino, a partir do 5º ano do ensino fundamental (todo início de ano) e 6° ano (início e meio de ano);
  • Na rede estadual de ensino, tendo 10 % de reserva das vagas disponíveis;
  • Na rede particular, desde que haja ociosidade de vagas.

Matriculas Para efetuar a matrícula, o aluno deve trazer:

• Declaração de Escolaridade (original);
  • Certidão de Nascimento ou RG (cópia);
  • CPF;
  • Comprovante de residência (cópia);
  • 01 foto 3×4.

INÍCIO DAS AULAS: 24 de julho 2018 É dever do aluno, segundo o REGIMENTO ESCOLAR:

• Adquirir e portar o livro didático em até 15 dias do início das aulas;
  • Ser assíduo e zelar pela limpeza da escola;
  • Adquirir o UNIFORME em até 15 dias do início das aulas. Caso não o tenha, o aluno deverá usar a camiseta de sua instituição originária;
  • Participar das atividades da escola;
  • Tomar conhecimento dos direitos e deveres do discente contido no Regimento Escolar Municipal.

O CURSO (Inglês e Espanhol): Os alunos matriculados no módulo JUNIORS (10 anos/5° ano) cursarão dois semestres nesse módulo: Juniors A e B. Para esse módulo, as vagas são disponibilizadas apenas uma vez por ano (exceto Espanhol onde não há Juniors). O curso tem duração de 4 anos para quem entra no B1 (BÁSICO 1, a partir do 6° ano) e 5 anos para quem entra no Juniors. As aulas para os períodos matutino e vespertino ocorrem duas vezes por semana. As matrículas para o curso NOTURNO (apenas Inglês) são permitidas para a comunidade em geral, desde que tenham mais de 18 anos e tenham cursado ao menos o 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas para esse período ocorrem uma vez por semana, de 19 às 22hrs. Os níveis são assim divididos:

• JUNIORS A/B (exceto Espanhol e Inglês Noturno);
  • BÁSICO 1, 2, 3;