Postado em 20/07/2018 - EVENTOS
Criando a cultura da transparência

Evento marca o início de políticas públicas para fortalecer a transparência, o combate à corrupção e o uso adequado do dinheiro público

FELIPE CHIAVEGATTO

AssCom

A transparência e a boa utilização das verbas públicas tem sido objetivos perseguidos pelo atual Governo de Cidade Ocidental desde o início desta administração. Hoje, mais uma etapa foi cumprida neste sentido com o lançamento do Programa Cidade Ocidental Transparente, que prima pela transparência, integridade e participação. O Governo Federal, através dos seus representantes, afirmou que a iniciativa destina-se a ampliar a transparência e a prevenção à corrupção nos municípios brasileiros.

O evento foi promovido pelo município em parceria com o Ministério da Transparência e a Controladoria Geral da União no salão da Secretaria de Educação de Cidade Ocidental. Estiveram presentes, na oportunidade, o prefeito, secretários municipais, vereadores e a população em geral.

Para o prefeito Fábio Corrêa, o dia marcou uma iniciativa inédita na história de Cidade Ocidental, uma vez que o próprio Governo fez questão de participar, junto aos órgãos federais, do programa. “Queremos criar uma cultura de transparência para o município e que este sentimento perdure sempre, sejam quem forem os próximos prefeitos”, disse.

Dos 246 municípios do estado de Goiás, somente dois aderiram ao programa: Trindade de Goias e Cidade Ocidental. O início do programa culminou com o lançamento do novo portal do Governo de Cidade Ocidental na internet, cujo principal objetivo é oferecer ainda mais transparência nas ações administrativas, junto à ouvidoria já criada desde o ano passado.

Para a Secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção do Governo Federal, Cláudia Taya, a iniciativa da Prefeitura beneficia o morador de maneira efetiva. “O pacto pela integridade e transparência traz a oportunidade de o morador acompanhar as políticas públicas e até corrigir essas políticas, especialmente neste momento do Brasil em que precisamos combater a corrupção. O benefício final é para a sociedade”, concluiu.

O empenho do Governo Municipal em fazer da transparência uma cultura em todas as secretarias e órgãos públicos tem sido reconhecida e elogiada.

Além da parceria com a CGU, o Governo Municipal, desde o primeiro ano de gestão, já envia os balancetes quadrimestrais para a Câmara Municipal, que é o órgão fiscalizador do poder público no município. Em todas as ocasiões os membros do governo participam da entrega simbólica da documentação.

No entanto, as ações, decretos e tudo o que se relaciona ao Governo pode ser acompanhado também na edição eletrônica do Diário Oficial de Cidade Ocidental, publicado no site da prefeitura municipal.

O Orçamento Participativo também é uma das ferramentas da atual Administração para fortalecer o compromisso com a transparência. Todo ano são feitas reuniões com a comunidade de cada bairro para discutir a melhor forma para o uso do dinheiro público. Através de sugestões, os moradores de cada localidade definem as suas prioridades com base na realidade de cada bairro ou distrito.