Postado em 10/05/2019 - Eventos
Centro de Convivência do Idoso: Um sonho que se torna realidade

O Prefeito Fábio Correa enfatiza que a população está envelhecendo, só que ela precisa envelhecer com cuidado, com atenção

 

A Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental através da Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou nesta quinta-feira (09) o Centro de Convivência do Idoso, um espaço destinado à melhor Idade.

 

O objetivo é oferecer um espaço de socialização para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, pessoas independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades, por meios de diversas atividades socioeducativas, de esporte, lazer e convívio social.

 

No Centro de Convivência serão atendidos cerca de 150 idosos que poderão frequentar as atividades oferecidas em diversos horários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Para o secretário de Assistência Social, Zé Divino, inaugurar um espaço dedicado ao idoso é de suma importância. “Para chegar até aqui superamos desafios, mas nossa missão junto à Prefeitura é lutar e enfrentar as adversidades diárias, sempre tendo como objetivo principal levar dignidade, oportunidades, uma melhor qualidade de vida e prestação de serviço público de qualidade à nossa população”, disse.

 

Durante a cerimônia o prefeito Fábio Correa, enfatizou que envelhecer é uma arte e motivo de orgulho. Fábio destacou que o centro visa amparar o envelhecimento com qualidade. “A geriatria é uma necessidade deste século. A população está envelhecendo, só que ela precisa envelhecer com cuidado, com atenção. O ganho do envelhecimento traz também uma necessidade que é a ampliação desse serviço”.

 

O secretário de Desenvolvimento Social de Goiás, Marcos Cabral, parabenizou os envolvidos com a implantação do Centro e ressaltou que o idoso precisa ser acolhido fisicamente e emocionalmente. “Às vezes, nem sempre o idoso precisa de um acompanhamento de um médico, mas na verdade ele precisa de um ouvido, ele precisa de um carinho”, afirmou Cabral.

 

Bastante animada, Ângela Cota fez questão de agradecer ao prefeito Fábio pela continuidade da obra do Centro do Idoso e elogiou a qualidade e o acabamento das instalações. “Se o senhor não tivesse dado continuidade, nós não teríamos essa importante obra em prol do idoso”, disse.

 

Trajetória do Centro de Convivência do Idoso

 

Em março de 2010 a Prefeitura Municipal por meio da gestão responsável no período apresentou ao Ministério de Desenvolvimento Social a proposta para a construção do Centro de Convivência do Idoso, pois o mesmo iria fortalecer a participação e inclusão social da 3° idade.

 

Após a aprovação da proposta e a liberação da emenda parlamentar foi iniciado em 2012 o processo licitatório, assim a empresa ganhadora recebeu quatro pagamentos referentes às etapas executadas da obra. Sem apresentar justificativa a empresa paralisou a obra em 2015 e foi notificada pela equipe jurídica da prefeitura sob as conseqüências que a tal postura acarretaria. Em meio a todo o processo a empresa não se manifestou e muito menos apresentou esclarecimentos sobre a paralisação das obras, o que resultou na rescisão do contrato no mesmo ano.

 

Em meio à análise o Ministério de Desenvolvimento colocou como condicionante a continuação do convênio e reprogramação da obra, pois a estrutura do prédio não respeitava as exigências de acessibilidade que demandava o modelo do serviço, o que a gestão no período não atendeu.

 

Por meio de muita luta para a retomada das obras a nova gestão que assumiu em 2017contatou uma equipe para retomar as negociações com o Ministério. Desta forma, depois de idas e vindas, em 2019 o governo conseguiu a liberação para retomada das obras. Com o retorno das obras a prefeitura conseguiu 70% de verba para contrapartida com a Caixa Econômica e os outros 30% foram destinados de recursos próprios.

 

Após os tramites legais o governo iniciou a obra em março, transformando assim mais um sonho da população ocidentalense em realidade.

 

Serviços

 

Centro do Idoso

Endereço: SQ 05 A/E – Próximo ao CIRETRAN

Telefone: 3605-5326

Horário: 08h às 18h