Postado em 16/07/2019 - NOTÍCIAS
Respeito ao meio ambiente é prioridade na construção do shopping da cidade
FELIPE CHIAVEGATTO
AssCom
 
Um novo empreendimento tem chamado a atenção dos moradores de Cidade Ocidental. As margem do Lago Jacob, cartão postal da cidade, está sendo construído o primeiro Shopping Center do município. As obras já estão em ritmo acelerado e a conclusão da primeira etapa deve acontecer até o fim deste ano.
 
De acordo com os empreendedores, responsáveis pela construção, o projeto arquitetônico deve privilegiar a vista do local e, ao mesmo tempo, oferecer uma opção sem igual de compras e lazer aos frequentadores.

O Ocidental Shopping será o centro de compras que vai abrigar lojas, restaurantes e entretenimento para crianças, jovens e adultos. Tudo cravado no centro de Cidade Ocidental.
 
As máquinas começaram a trabalhar no local ainda no início deste ano. O projeto do shopping, porém, passou por rigoroso processo de estudos/análise, durante mais de um ano, junto ao Governo de Cidade Ocidental para ter a sua aprovação. Desde o início, as principais preocupações da Administração e dos idealizadores do projeto foi o respeito à segurança e especialmente ao meio ambiente.
 
Grandes lojas já se interessaram pelo local. Uma das que já confirmou presença foi a gigante Lojas Americanas. Outras grandes empresas também devem aportar em Cidade Ocidental, mas ainda preferem manter sigilo sobre as negociações. A expectativa é de que, depois de terminado, o shopping gere mais de 100 empregos diretos para o município.
Todo o processo de construção do shopping está alocado nas Secretarias de Meio Ambiente e Viação e Obras. Com mais de seis quilos, o calhamaço de documentos apresenta diretrizes de engenharia, estudo de impacto ambiental e impacto de vizinhança, além de projetos específicos de segurança para o funcionamento perfeito do empreendimento.
 
MEIO AMBIENTE
Dentro desses parâmetros, um dos principais objetos de estudo foi o impacto ambiental que a obra e a edificação causariam na cidade. A preocupação é respeitar o meio ambiente, manter a beleza natural do local e contribuir para a sustentabilidade do município, uma das premissas do atual governo.
 
O esgoto gerado pelo shopping, por exemplo, necessitou de um projeto diferenciado. No projeto, a empresa responsável pela construção previu a interligação à rede já existente, que passa sob a avenida em frente ao Hospital Municipal e outra rede que passa a baixo do terreno. Para evitar problemas, no entanto, a empresa, em conjunto com a SANEAGO, já que parte do investimento foi arcado pelo empreendedores, efetuou a ampliação do ramal e a substituição do encanamento até o ponto de captação. Ou seja, o encanamento de esgoto desta localidade foi substituído para receber a demanda que será gerada pelo empreendimento.
 
Outras providências estão sendo tomadas, dentro do projeto, em conjunto com a SANEAGO, para diminuir o impacto ambiental, como a perfuração de um poço artesiano para abastecer o shopping de água potável, evitando assim prejudicar o abastecimento dos moradores.
 
Ciente de todas as etapas do projeto, o secretário de Meio Ambiente, Jackson Bandeira afirma que a pasta foi incisiva em todos os critérios para autorizar a construção. “O Governo jamais autorizaria uma construção que prejudicasse os moradores, o meio ambiente e especialmente o Lago Jacob, um dos nossos principais cartões postais”, disse o secretário. A Administração do Ocidental Shopping ficará a cargo da empresa Ocidental Empreendimentos Imobiliários que será responsável e irá gerir o empreendimento.
 
As empresas responsáveis pertencem ao mesmo Grupo da  empresa Fox Engenharia e Consultoria LTDA, que atua no Mercado há mais de 22 anos, em engenharia consultiva, com projetos e fiscalizações de obras, realizadas em todo o País. Hoje os empreendedores apostam em Cidade Ocidental pelo seu potencial de desenvolvimento, mão de obra e, especialmente, pela sua beleza natural, algo que a empresa admira e quer ajudar a manter.