Joesco: o casamento perfeito entre educação e esporte

postado em: Noticias | 0

Graciele Oliveira

A celebração de um casamento perfeito para a formação de cidadãos: educação e esporte. Assim o secretário municipal de Educação, Anderson Luciano, definiu os Jogos Escolares de Cidade Ocidental, competição que está em sua 9ª edição, cuja abertura foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 12, no Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo Lindolfo Lima Neto. A cerimônia contou com a presença do prefeito Fábio Correa, secretários municipais, diretores, delegado Daniel Marcelino, Comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar, Major Chrisóstomo, além da Guarda Civil Municipal, uma vez que a ocasião também contemplou o Momento Cívico realizado às segundas-feiras.

_MG_2904

O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Martinho (PR), também ressaltou a importância do esporte, assim como o vice-prefeito Lulinha, que elogiou as autoridades de segurança pública pelo trabalho e destacou que o esporte serve para confraternizar e unir povos, exemplificando com o caso das Coreias que se uniram para participar dos Jogos de Inverno. O prefeito Fábio Correa também valorizou o esporte e voltou a destacar a importância de se construir escolas, para que no futuro não seja necessário construir mais presídios.

_MG_2840

A abertura do Joesco contou com a apresentação de crianças do Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado – CMAEE, o grupo de dança Inclusão e Movimento, que interpretaram o clássico de Michael Jackson, “Thriller”, E também os presentes puderam conferir a performance de Hip Hop de estudantes da Escola Municipal Professora Josefa Maria de Lima, coordenadas pelo professor César Rodrigues. Ambas as apresentações arrancaram aplausos do público.

Especialistas defendem que a prática de esportes pode ajudar na coordenação, evitar lesões e ainda colaborar no aspecto social de crianças e adolescentes.

Histórico do Joesco

Criada em 2010, a competição já serviu de celeiro para a descoberta de novos talentos, em diversas modalidades coletivas e individuais, como futsal, atletismo, natação, xadrez, voleibol, basquete e handebol. Os Jogos Escolares são uma oportunidade de interação entre os estudantes da rede de ensino, contribuindo para o incentivo à prática desportiva, agregando valores à formação de cada participante. Os atletas-estudantes de 14 a 17 anos, que se destacam nos Jogos Escolares, têm a oportunidade de, posteriormente, participarem das etapas estadual e nacional da competição. O JOESCO é coordenado pela Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Esportes do município.