Mostra Ambiental e Cultural é sucesso absoluto

postado em: Noticias | 0

FELIPE CHIAVEGATTO
AssCom

O Governo de Cidade Ocidental uniu as competências da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação para realizar o maior evento da área ambiental da história do município.
Durante cinco dias, a orla do Lago Jacob recebeu uma média de 500 visitantes diários numa estrutura de 20 estandes, arena de shows e palestras, área de recreação, exposição de arte e praça de alimentação.

O projeto, idealizado pelo prefeito Fábio Correa e executado pelas secretarias de Meio Ambiente e Educação, atingiu efetivamente o seu objetivo: divulgar uma agenda positiva de preservação do meio ambiente e fomentar a educação ambiental nas escolas. Ações futuras, como inclusão da disciplina no currículo escolar municipal e a criação da primeira escola ambiental de Cidade Ocidental tem na Mostra Ambiental e Cultural o primeiro passo.

Para o prefeito Fábio Correa, o sucesso o evento reflete uma mudança de pensamento do cidadão ocidentalense em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade. “Fazer obras e manter a cidade é fácil. Difícil mesmo é formar um cidadão de bem e consciente do seu meio. É isso que estamos fazendo com essa primeira de muitas ações na área ambiental”, revelou o prefeito.

Além de exposição e shows culturais, foi organizada uma competição entre as escolas municipais para premiar os melhores projetos ambientais. Os prêmios foram divididos em três categorias: Ensino infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. As escolas vencedoras foram agraciadas com equipamentos para melhorar a estrutura dos próprios estabelecimentos de ensino, como datashow (3º lugar), TV de 42 polegadas (2º lugar) e computadores (1º lugar). Os prêmios foram oferecidos por empresas parceiras do evento, como a Quebec Ambiental e a Gois Construtora.

Na parte cultural, houve a apresentação de bandas de música locais e uma bem sucedida exposição das obras do artista ocidentalense Zaqueu, que encantou pessoas de todas as idades com peças que impressionam pela criatividade, originalidade e genialidade. Ainda no fim de semana, professores da Academia Maromba realizaram apresentações e aulas ao ar livre envolvendo todo o público presente.

No comando da 1ª Mostra Ambiental e Cultural do município, o secretário de meio ambiente, Marizon Barreiros, fez um balanço positivo do evento. Segundo ele, a próxima mostra deve incluir também na disputa as escolas particulares e estaduais de Cidade Ocidental. “Esta edição foi completamente voltada às escolas e seus alunos.A próxima vai envolver toda a sociedade”, diz Marizon.

Além de empresas, participaram como apoiadores também muitos órgãos públicos, como a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Goiás, Secima, O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, IBAMA, a Agência Nacional de Águas, ANA, a Saneago e o Zoológico de Brasília, que organizou umas das mais belas exposições da Mostra, com seu museu de taxidermia. Participou ainda do evento a Ong EcoCerrado, uma das maiores entusiastas da Mostra.

Confira abaixo as escolas vencedoras da 1ª Mostra Ambiental e Cultural de Cidade Ocidental:

Ensino Infantil

1º Lugar – E.M. Clóvis Pereira Fernandes
2º Lugar – E.M. Heraldo Tavares Carvalho
3º Lugar – E.M. Juscélia Pereira Batista

Ensino Fundamental I

1º Lugar – E.M. Edson André de Aguiar
2º Lugar – E.M. Albino Pereira Braga I
3º Lugar – E.M. Frei Amilton Gomes Curado

Ensino Fundamental II

1º Lugar – E.M. Albino Batista Ferreira
2º Lugar – E.M.Nova Friburgo
3º Lugar – E.M. Josefa Maria de Lima