Postado em 15/08/2022 - NOTÍCIAS
Projeto Prefeito e Parlamento Juvenil encerra com sessão especial na Câmara municipal

A 3º edição do projeto Prefeito e Parlamento Juvenil foi finalizado com sucesso. O projeto percorreu 11 escolas do município e recebeu mais de 3 mil formulários preenchidos, batendo recorde em todas edições anteriores. Esse trabalho foi realizado por mais de 100 alunos que participaram do programa.

O encerramento aconteceu no dia 04 de agosto com uma sessão especial na Câmara Municipal de Cidade Ocidental para todo o Parlamento Juvenil, e contou com a presença do presidente da Câmara, Erasmo Carlos, o vice – prefeito, Lula Viana, além de vereadores e secretários.

Na visita à Câmara Municipal, os alunos conheceram os gabinetes, a sala do presidente e a plenária, onde acontecem as votações, ainda participaram de um café da manhã oferecido pelo presidente da Câmara, Erasmo Carlos.

O projeto, que já existe em outros estados, começou em 2017 na Cidade Ocidental e foi idealizado pelo agente administrativo da Prefeitura, Rairon Murado. “A ideia surgiu em um Orçamento Participativo com objetivo de trazer os alunos da rede municipal de ensino para participar do processo decisório do Orçamento para definir demandas sociais, tanto das escolas como dos bairros.”

O Coordenador do projeto Prefeito e Parlamento Juvenil, Fábio Freire, relatou que todo ano o projeto se renova. “O programa está em construção o tempo inteiro. A gente aprende com os alunos e os alunos aprendem com a gente. Eles começam a perceber que a juventude tem voz. Tem sido uma experiência fantástica”.

O secretário de educação, Anderson Luciano, relatou a importância de trazer o jovem para ser protagonista nas políticas públicas da cidade. “Quando a gente pega um jovem e traz ele para ser protagonista para entender de política, de gestão e ouvir a opinião das pessoas a gente está gerando um cidadão com outra mentalidade. O projeto é muito importante.”

O prefeito Fábio Correa disse que quando surgiu a ideia, atendeu de imediato. ”Quando me apresentaram o projeto logo pensei: que ideia fantástica! Porque você dar voz para os jovens, e crianças é pensar no futuro, e pensar na cidade do futuro, pois dali podem sair os nossos representantes.”