Postado em 05/10/2022 - NOTÍCIAS
Secretaria Municipal de Saúde ganha sede própria

O cuidador merece ser bem cuidado. A frase poderia ser uma peça de propaganda para anunciar a nova sede da Prefeitura de Cidade Ocidental, mas ela representa o sentimento e os esforços da atual gestão para melhor atender os servidores e os usuários da Saúde no município.

O novo espaço foi inaugurado na manhã dessa segunda-feira (4), durante o tradicional Momento Cívico. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde passa a funcionar no antigo prédio da Prefeitura, que ainda inclui o complexo do antigo endereço da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  O local foi totalmente reformado e adaptado para atender as novas funcionalidades. A solenidade de entrega da reforma do prédio contou com a participação do prefeito Fábio Correa, do vice-prefeito Lula Viana, da secretária Vanderli Ferreira de Carvalho, além de vereadores, secretários, servidores e do depurado estadual Wilde Cambão (PSD).

A nova estrutura representa um marco para a Saúde no município. No prédio, além de garantir mais conforto, comodidade e eficiência aos servidores e usuários, estão concentrados todos os setores da Secretaria Municipal de Saúde, que irão funcionar de forma integrada, harmônica e estratégica, uma realidade muito diferente e que em nada lembra o prédio anterior, que era bem mais rústico, pouco acessível e impróprio para a Saúde.

Vale destacar que é a primeira vez na história de Cidade Ocidental que a Secretaria de Saúde conta com sede própria. Para tornar o sonho realidade, o governo municipal investiu mais de R$ 300 mil na reforma do prédio.  Vale destacar que as obras foram custeadas com recursos próprios da Prefeitura.

Com a Secretaria Municipal de Saúde devidamente instalada, os próximos investimos em saúde serão direcionados para a reforma do Hospital Municipal que irá começar em breve. Cerca de R$ 6 milhões estão reservados na conta do município para reformar, equipar e ampliar o HMCO. Além disso, em breve a gestão municipal irá entregar novas Unidades Básicas de Saúde. Ainda está prevista a instalação de um raio-x na UBSF do Jardim ABC.

“Além dos atendimentos que fazemos à população e a regulação, aqui na nova sede funcionam tanto a parte administrativa da Secretaria como também toda a coordenação que dá suporte para as unidades básicas, para o hospital e para o centro de reabilitação”, explicou a secretária Vanderli Ferreira de Carvalho.

O prefeito Fábio Correa ressaltou as vantagens que a nova sede da Secretaria vai proporcionar ao município e à população. “Reformamos e readequamos esse espaço com recursos próprios. Isso vai nos trazer uma economia muito grande porque não precisaremos pagar aluguel. Outra vantagem é que a nova sede fica perto do hospital e do centro de reabilitação, possibilitando as equipes a trabalharem de forma integrada para melhor atender a população”.

ACESSIBILIDADE
O sobe e desce de escadas, a falta de estacionamento e a pouca acessibilidade eram alguns dos problemas que servidores e usuários precisavam enfrentar diariamente no antigo prédio onde funcionada a Secretaria de Saúde. No novo endereço essas dificuldades deixam de existir. A reforma foi pensada de forma detalhada. Foram construídas rampas para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais, bem como há mais diversas alternativas de estacionamento.

LOCALIZAÇÃO
A nova sede está localizada no antigo prédio onde funcionavam a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a antiga sede da Prefeitura. Agora, o local reúne três estruturas de atendimento: a sede da Secretaria, o Centro de Reabilitação e logo ao lado fica o Hospital Municipal.  Esta nova estrutura centraliza de forma mais organizada os principais departamentos da pasta da Saúde, que terá como resultado positivo direto a facilidade para atender a população desde a atenção básica, como também os serviços de vigilância sanitária, epidemiológica, marcação de exames e cirurgias etc.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Sede da Secretaria Municipal de Saúde
Gabinete da Secretária Municipal de Saúde
Gabinete da Subsecretária Municipal de Saúde
Chefia de Gabinete
Coordenação do Fundo Municipal de Saúde
Compras e Licitações
Recursos Humanos da Saúde
Controle Avaliação e Auditoria

Anexo da Secretaria Municipal de Saúde
Atenção Básica
Vigilância em saúde
Regulação (Marcação de exames laboratoriais; Ecografias; Raio-x; Ortopedia; Dermatologia; Urologia; Mapa; Holter; Mamografia; Histerectomia; Vasectomia; Laqueadura; Cirurgia de Hérnia em Geral; Cardiologia; Exames e Cirurgias de média e alta complexidade em Goiânia).
Vigilância Sanitária
Setor de transportes
Setor de manutenção
Setor de T.I
C.P.D

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone: 3625-2544.