Postado em 11/03/2024 - OBRAS - CONCLUÍDAS
Centro de Referência da Mulher Brasileira

Cidade Ocidental inaugura o Centro de Referência da Mulher

A inauguração do Centro de Referência da Mulher, conhecido como a Casa da Mulher Brasileira, aconteceu nesta segunda-feira, (08) com a presença da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta, da deputada federal, Lêda Borges, do ex-deputado federal, João Campos, da secretária do entorno, Carol Fleury, do prefeito, Fábio Correa e demais autoridades munícipes.

Foram investidos mais de R$ 1 milhão, entre recursos federais, no montante de R$ 830 mil, oriundos da emenda parlamentar do deputado federal, João Campos, e municipais, totalizados em R$ 204 mil.

“Fui um Deputado Federal que sempre desenvolveu trabalhos a favor da proteção à mulher, participei como relator de projetos de lei com esse tema”, afirmou João Campos, ao enfatizar o seu compromisso com as pautas direcionadas para as políticas públicas de proteção às mulheres.

Ex deputado federal, João Campos e a deputada federal, Lêda Borges

Em todo o Brasil existem apenas 8 Centros de Referência e um deles agora fica em Cidade Ocidental. Essa é mais uma grande conquista para o nosso município e garante atenção total às demandas das mulheres com um espaço mais apropriado para o acolhimento que as ações desta natureza exigem.

Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta, conhece as instalações do Centro

“Esse é um momento de união de entes”, afirmou Lêda Borges, que também é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Federal, sobre a importância dos governos e dos protagonistas políticos se unirem para fortalecer as políticas públicas, em especial as voltadas para as mulheres.

“É fundamental para a consolidação das políticas públicas na área de autonomia econômica, participação social e política, e enfretamento à violência, termos os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM) nos municípios e estados” disse Denise Motta.

Hoje, Ivone Souto, à frente da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM), desenvolve, juntamente com a sua equipe, um trabalho voltado para as mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio de palestras e ações educativas, serviços multidisciplinares, encaminhamentos para a rede de apoio oferecida pelo governo municipal, que é referência no estado.

“Como mulher, fico imensamente feliz em ver a participação da mulher nesse governo. São 7 secretárias municipais e só por aí você percebe o quanto as mulheres são valorizadas” disse a primeira-dama, Marli Lessa, ao enfatizar que o governo municipal sempre dedicou um olhar especial para as mulheres e deu voz feminina para a governança da cidade.

Somente no ano passado, a SMPPM e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM, receberam aproximadamente 480 medidas protetivas e realizaram 960 atendimentos, entre serviço social e atendimento psicológico. Além disso, foram realizadas 396 visitas in loco para levar até a família o aporte necessário.

O Centro de Referência da Mulher funcionará de segunda a sexta-feira, de 8às 18hs, na rua Eixo II, ao lado do condomínio Alto do Lago.