Postado em 19/02/2024 - OBRAS - CONCLUÍDAS
Prefeitura inaugura novo CRAS em sede própria

A Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou, nesta segunda-feira (19), a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS que agora passa a funcionar com sede própria, localizada na SQ 7 (ao lado do CIRETRAN).

As novas instalações possibilitarão mais conforto e comodidade nos atendimentos, de forma mais humanizada e acolhedora, conforme a natureza dos serviços exige. O CRAS é a porta de entrada para a Secretaria de Assistência Social, onde por meio dele o cidadão tem acesso aos serviços de Proteção Social Básica de para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

Entre esses serviços estão:

• Fazer seu Cadastro Único;
    - Ter orientação sobre os benefícios sociais;
    - Ter orientação sobre seus direitos;
    - Pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos;
    - Fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;
    - Ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;
    - Ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica;
    - Ter orientação sobre outros serviços públicos.

Há 5 anos na Secretaria de Assistência Social, Rosaléa Rodrigues agradeceu ao Prefeito, Fábio Correa, pela confiança depositada nela e agradeceu a toda a equipe, que como uma família, trabalhou unida e com afinco para concretização  das conquistas. "O trabalho à frente da Secretaria me ajudou muito profissionalmente e como pessoa", disse ela bastante emocionada. A Secretária também enfatizou a importância do tabalho da Assistência Social e a capacidade de atendimento do CRAS que será de mais de mil famílias por mês.

A equipe da Secretaria de Assistência Social também foi enaltecida pela coordenadora de Projetos Sociais e primeira-dama, Marli Lessa, que enfatizou o trabalho dos profissionais que se dedicam de coração ao ofício e ao atendimento da população. "Deixo aqui um pedido para que vocês continuem trabalhando com amor e tenham a habilidade de saber sempre ouvir o outro. As vezes o que algumas pessoas querem ao chegar aqui é apenas ser ouvida", concluiu a primeira-dama.

Foram investidos aproximadamente R$ 600 mil na construção desse prédio, sendo R$ 350 mil oriundos de recursos de emenda parlamentar da então deputada estadual, Lêda Borges mais R$ 150 mil também da parlamentar, desta vez com recursos federal e ainda R$ 95 mil de recursos próprios.

"Tenho muita gratidão pelo povo de Cidade Ocidental e estou devolvendo essa gratidão em forma de trabalho, presença e emendas", afirmou a deputada federal, Lêda Borges que no momento do seu discurso reforçou a parceira que tem com Fábio Correa desde o início da sua gestão municipal.

"É importante dizer que essas emendas vem para o nosso município porque nosso governo transmite confiança para os parlamentares. Isso é reflexo da nossa transparência e trabalho para o bem comum", afirmou o prefeito, Fábio Correa.

Com a nova estrutura e somada a uma equipe técnica psicossocial e orientadores sociais, o CRAS terá capacidade para atender até 1000 famílias por mês com o funcionamento de 08h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A inauguração ocorreu durante o Momento Cívico, que também abordou o seguintes assuntos:

• Atendimento estendido das UBS para a demanda da Dengue (SQ 19, Jardim ABC, Araguari);
  • Vacina contra a Dengue para crianças de 10 e 11 anos, a partir desta segunda-feira;
  • Plano Municipal de Turismo.