Postado em 27/03/2023 - NOTÍCIAS
TRATATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS DA UFG AVANÇAM EM CIDADE OCIDENTAL

Os primeiros passos para a implantação de um campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram dados no ano de 2005. A iniciativa foi do professor e então vereador Marconi Moura. Entretanto, a criação do campus só foi concretizada em 2011, após a empresa Sul Americana de Montagens (Emsa) ter feito a doação de um terreno de 500 mil metros quadrados, situado no bairro Morada das Garças, na região central da cidade.  É neste local que será construído o primeiro prédio da Regional Cidade Ocidental da UFG, onde funcionarão os primeiros cursos.

Formalmente, o campus da UFG em Cidade Ocidental é tratado há mais de uma década, no entanto, as negociações sobre essa construção não chegaram a ser concretizadas naquela ocasião. De acordo com a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e do assessor de Articulação Interinstitucional e ex-reitor da UFG, Edward Madureira, os cortes orçamentários sofridos ao longo do tempo na área da educação afetaram o planejamento de implementação da tão sonhada unidade universitária.

Para além de apoiar a ideia, inicialmente como vereador e agora como chefe do Poder Executivo, o prefeito Fábio Correa passou a liderar a luta pela implantação do campus da UFG em Cidade Ocidental desde o primeiro ano do mandado, em 2017. O assunto, no entanto, ganhou ainda mais força a partir de um requerimento apresentado pelo vereador Robson Medeiros (Podemos), que viabilizou no início deste mês um importante encontro do prefeito Fábio Correa com a reitora Angelita Lima e o deputado federal Rubens Otoni (PT). O parlamentar, inclusive, participa do processo desde o início. Após ter se reunido com a direção da UFG, o prefeito tem mantido diálogo sobre o assunto com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com deputados estaduais e parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional. O senador Wilder Morais é um dos apoiadores do projeto.

VISITA TÉCNICA
No sábado, dia 25, uma comitiva da reitoria da UFG esteve em Cidade Ocidental para vistoriar o terreno e dar continuidade aos estudos de viabilidade para a implantação do campus. Dada a importância do assunto, a solenidade foi prestigiada por diversas autoridades políticas, com destaque para os deputados estaduais Wilde Cambão (PSD) e Zeli Fritsche (Solidariedade), bem como da deputada federal Lêda Borges (PSBD) e do deputado federal Rubens Otoni (PT). Os deputados federais Glaustin da Fokus (Podemos) e Adriana Accorsi (PT) não puderam compararem, mas enviaram representantes.

Além das autoridades mencionadas acima, a solenidade contou com a participação de vereadores da base, secretários municipais e do prefeito Fábio Correa, acompanhado da primeira-dama Drª Marli Lessa e do vice-prefeito Lula Viana, dentre outras lideranças e representantes da comunidade. O empresário Aníbal Crossara, doador do terreno, esteve no local e recebeu os aplausos dos presentes.

COMISSÃO
Durante o seu discurso, a reitora Angelita Pereira de Lima entregou ao prefeito Fábio Correa uma cópia da portaria que cria a comissão para avaliar as condições de viabilidade e dos requisitos necessários para a criação do campus da UFG em Cidade Ocidental. A comissão é formada pelo presidente Israel Elias Trindade (Pró-Reitor de Graduação), juntamente com outros seis membros, aos quais fica a incumbência técnica para avaliar as necessidades e os desafios que precedem o início das obras, bem como é de competência do grupo de trabalho estudar quais cursos poderão ser oferecidos. Ainda durante sua fala, a reitora Angelita Lima ressaltou que os próximos passos para a implantação do campus precisam girar em torno de análises de dados e estudos de viabilidade de implantação da unidade em questão.

O prefeito Fábio Correa, por sua vez, designou uma comissão local formada pelos secretários municipais Anderson Luciano (Educação e Cultura) e Nikaelle Morais (Planejamento Urbano) e o vereador Robson Medeiros (líder de governo) para acompanhar os trabalhos. As duas comissões atuarão de forma conjunta para subsidiar o Poder Público com informações e estudos técnicos durante o processo de implementação do campus.

ASSISTA AO VÍDEO E VEJA COMO FOI O EVENTO.