Postado em 28/06/2023 - NOTÍCIAS
CENSO 2022: CIDADE OCIDENTAL É O 17º MUNICÍPIO MAIS POPULOSO DO ESTADO

O Censo de 2022 trouxe importantes informações sobre a população de Cidade Ocidental, revelando um crescimento significativo em relação ao último Censo realizado em 2010. Com uma população de 91.767 pessoas, o município experimentou um aumento de 64,12% em apenas uma década. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável pela realização do Censo.

Os dados também destacaram a densidade demográfica de Cidade Ocidental, que é de 235,31 habitantes por quilômetro quadrado. Além disso, a média de moradores por residência é de 2,88 pessoas. Esses números ajudam a entender a distribuição populacional e as características do Município. Com base nos resultados do Censo, Cidade Ocidental ocupa agora a 17ª posição no ranking estadual em número de habitantes, entre os 246 municípios de Goiás. A nível federal, o Município ocupa a 358ª posição, evidenciando sua relevância dentro do contexto nacional.

O aumento populacional de Cidade Ocidental também teve impacto no coeficiente de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o secretário municipal de Finanças, Wildemberg Andrade, o crescimento do coeficiente saltou de 2,6% para 3,0%, o que representa um acréscimo nos recursos destinados à cidade. Vale ressaltar que o Censo de 2022 enfrentou desafios significativos para sua realização. Devido à pandemia de Covid-19, a coleta de dados foi adiada duas vezes. Originalmente programado para ocorrer em 2020, o Censo foi postergado por questões de segurança sanitária. Posteriormente, em 2021, ocorreu outro adiamento devido à falta de recursos do governo. No entanto, apesar das dificuldades, a realização do Censo foi fundamental para obter informações atualizadas sobre a população brasileira e auxiliar no planejamento de políticas públicas.

Em resumo, o Censo de 2022 revelou o expressivo crescimento populacional de Cidade Ocidental, colocando o município como o 17º mais populoso do estado de Goiás. Esses dados são essenciais para entendermos as mudanças demográficas e sociais do país, fornecendo informações valiosas para o desenvolvimento de políticas adequadas às necessidades da população.