Postado em 30/06/2023 - EDUCAÇÃO
ALUNOS DE CIDADE OCIDENTAL FAZEM HISTÓRIA E SE DESTACAM NOS JOGOS ESTUDANTIS DE GOIÁS

Cidade Ocidental voltou a ser destaque na primeira fase dos Jogos Estudantis de Goiás. Em abril, durante a fase intermunicipal, as equipes coletivas compostas por alunos de Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso de Goiás, alcançaram 100% de aproveitamento. Na fase Regional, que ocorreu em Luziânia, a delegação de Cidade Ocidental teve um excelente desempenho, obtendo um total de 7 medalhas: 3 ouros, 2 pratas e 2 bronzes. Essas conquistas representaram o melhor resultado de uma etapa regional até então. Destaque para as equipes de Handebol do Colégio Estadual Polícia Militar de Goiás – Ocidental (CEPMG) e da Escola Municipal José Fernandes da Silva Neto, que conquistaram os três ouros.

Na fase Estadual, que aconteceu em Anápolis, Cidade Ocidental continuou a brilhar. A delegação, composta por 93 estudantes e 12 professores, conquistou um total de 9 medalhas: 7 ouros e 2 pratas. É importante ressaltar que 4 desses ouros foram obtidos em modalidades paralímpicas, demonstrando a inclusão e o talento dos alunos com deficiência. Com esses resultados impressionantes, o Município garantiu duas vagas no Handebol Juvenil para a etapa Nacional dos Jogos da Juventude, tanto na categoria masculina quanto na feminina, representadas pelo CEPMG Ocidental. Além disso, o CEPMG Ocidental também conquistou uma vaga nos 80m do atletismo infanto feminino.

Esse sucesso nos Jogos Estudantis é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e a Coordenação Regional de Ensino de Novo Gama. Essa colaboração tem como objetivo proporcionar oportunidades socioculturais por meio da prática esportiva no âmbito escolar. É notável que as ações realizadas em Cidade Ocidental têm sido efetivas no desenvolvimento do esporte escolar, tanto em termos de premiação quanto de participação. O comprometimento dos alunos, professores e autoridades envolvidas merece ser reconhecido e celebrado. Que essas conquistas sirvam de estímulo para futuras iniciativas esportivas e para o crescimento contínuo do desporto escolar em Cidade Ocidental.

“Nosso maior intuito, dentro da proposta pedagógica e da dimensão social do esporte, em um contexto educacional, é ampliar a oferta de oportunidades por meio do esporte escolar, não visando apenas o resultado, mas ampliando o seu acesso em uma perspectiva democrática, de modo a influenciar os estudantes a serem um cidadão, crítico e participativo no contexto social em que está inserido”, afirmou Luiz Vasques, Coordenador de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O secretário municipal de Educação, Anderson Luciano, fez questão enaltecer os resultados obtidos pelos alunos e afirmou que o Município é referência para as demais cidades da região. “Foi a maior delegação esportiva que Goiás já viu. Foram 115 atletas classificados para a fase regional. Das sete medalhas de ouro, quatro foram paralímpicos. Estamos agora com três vagas na fase nacional. Somos capazes de chegar mais longe e nossa cidade será referência para todo o Estado”, disse o secretário.