Postado em 04/07/2023 - EDUCAÇÃO
CILCO forma a primeira turma do Curso de Libras

A formação da primeira turma do Curso de Libras realizado pelo CILCO - Centro Interescolar de Línguas de Cidade Ocidental aconteceu na última sexta-feira, dia 30, na Unidesc. O evento foi um marco na inclusão e valorização da Língua Brasileira de Sinais em nosso Município. O Curso de Libras, ministrado de forma exemplar pelos professores do CILCO, desempenhou um papel fundamental ao capacitar os participantes a se comunicarem de forma efetiva com pessoas surdas. O aprendizado de Libras não apenas proporciona a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, mas também promove uma sociedade mais justa e igualitária.

Durante a cerimônia, foi possível testemunhar a verdadeira emoção e alegria nos rostos dos formandos, que finalmente se sentiram empoderados com uma nova habilidade de comunicação. E o destaque do evento foi, sem dúvida, a apresentação em Libras dos hinos nacional e municipal. Fato inédito até então. Foi uma demonstração poderosa de união e diversidade cultural, que emocionou a todos os presentes. O curso teve início em 2020, e foi desenvolvido presencialmente, direcionado tanto para professores como para membros da comunidade interessados. Seu objetivo principal era proporcionar uma formação complementar bilíngue, capacitando os participantes para atuarem de forma bilíngue nas escolas.

Infelizmente, em decorrência do início da pandemia no mesmo ano, o curso precisou ser adaptado para o formato online. Após essa transição, o curso retomou suas atividades. A previsão inicial era de que o curso durasse cinco semestres, porém, devido a diferentes circunstâncias, sua duração estendeu-se para sete semestres. Durante esse período, algumas pessoas desistiram, mas, apesar disso, 21 participantes perseveraram e concluíram a primeira turma de formandos de Libras. Ao longo do curso, três professores foram responsáveis por sua execução, cada um contribuindo com sua expertise e metodologia. Apesar dos desafios enfrentados, a formação dessa primeira turma de Libras é de extrema importância, representando um marco no avanço da inclusão linguística e na promoção da acessibilidade na comunidade de Cidade Ocidental.

"A formação desses profissionais capacitados em Libras traz benefícios não apenas para a comunidade surda, mas também para a sociedade como um todo, uma vez que a inclusão linguística é fundamental para garantir a participação plena e igualitária de todos os indivíduos na sociedade", afirmou Anderson Luciano, secretário municipal de educação e cultura. No Brasil, estima-se que de 100 crianças que nascem, uma é surda. Daí a importância do curso realizado pelo CILCO, uma vez que esses formandos poderão atuar como facilitadores da comunicação entre surdos e ouvintes, promovendo a inclusão e quebrando barreiras de comunicação. A importância desse curso vai além do simples aprendizado de uma língua. Ele representa a quebra de barreiras e a construção de pontes entre diferentes comunidades linguísticas. Ao promover o ensino de Libras, o CILCO está capacitando não apenas seus alunos, mas também a sociedade como um todo, a adquirir uma nova perspectiva sobre a surdez e a inclusão.

CILCO - Centro Interescolar de Línguas de Cidade Ocidental

Whatsapp: (61) 99644-3032