Postado em 06/07/2023 - EDUCAÇÃO
PROJETO “EJA - TODA HORA É HORA DE ESTUDAR: MÃES E FILHOS NA ESCOLA” AJUDA MÃES A RETOMAR OS ESTUDOS

O projeto “EJA - Toda Hora é Hora de Estudar: Mães e filhos na escola” em Cidade Ocidental tem como objetivo principal conciliar o trabalho e estudo dos pais, ao mesmo tempo que garante o cuidado e a educação dos filhos durante o período noturno. A iniciativa foi desenvolvida pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura como uma forma de evitar a evasão escolar e garantir que os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tenham condições adequadas para frequentar as aulas enquanto seus filhos recebem todos os cuidados com reforço escolar, dinamização e jogos lúdicos em um ambiente apropriado e seguro. O projeto é realizado em três escolas do município: Escola Municipal Albino Batista Ferreira, Escola Municipal Maria Pereira Braga e Escola Municipal José Fernandes da Silva Neto. Essas escolas atendem os alunos que não têm com quem deixar seus filhos, com idades entre 03 e 12 anos, durante o período noturno em que estão na sala de aula.

A equipe pedagógica percebeu nos últimos anos uma queda considerável na procura pela modalidade de EJA. Visando garantir a permanência dos alunos e atender à legislação, a equipe decidiu implementar o projeto "Mães e filhos na escola". Entre os objetivos do projeto, destacam-se a redução da evasão escolar dos alunos da EJA, o aumento do número de matrículas nessa modalidade, proporcionar segurança aos filhos dos alunos da EJA e, consequentemente, permitir que os alunos foquem em seu aprendizado, oferecer apoio pedagógico às crianças, explorar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) e outros.

Para que as crianças tenham acesso ao projeto, é necessário serem filhos de alunos matriculados na modalidade de EJA da rede municipal de ensino e apresentem a documentação específica. As escolas disponibilizam espaços adequados para que as crianças possam realizar atividades pedagógicas e lúdicas. Além disso, o mesmo lanche oferecido aos alunos também é fornecido aos seus filhos. Enquanto os pais estudam, seus filhos são cuidados por profissionais capacitados e orientados pela equipe pedagógica.

O projeto "Mães e filhos na escola" busca não apenas garantir a educação das crianças, mas também proporcionar um ambiente seguro e estimulante, onde elas possam se desenvolver e aprender enquanto seus pais se dedicam aos estudos. É uma iniciativa inovadora que visa fortalecer a educação e a inclusão social no município de Cidade Ocidental.

SERVIÇO:

Telefones: 61 3903-2010 / 3903-201