Postado em 26/07/2023 - NOTÍCIAS
Prefeitura dá início ao Orçamento Participativo de 2023

A Prefeitura de Cidade Ocidental realizou a abertura das atividades do Orçamento Participativo do ano de 2023. Na noite desta terça-feira, 25, na Feira coberta do Jardim ABC, a população do bairro trouxe suas demandas nas áreas de saúde, infraestrutura, lazer, cultura e muitas outras áreas. Estiveram presentes secretários municipais, vereadores, o prefeito Fábio Correa, o vice-prefeito Lula Viana e o subprefeito do Jardim ABC, Erasmo Carlos.

O Orçamento Participativo é uma importante ferramenta de atuação direta da população nas decisões sobre o uso dos recursos públicos. Por isso, anualmente, a Prefeitura realiza esses encontros em diversos bairros para aproximar o cidadão dos gestores e discutir as necessidades de cada região. “É a forma mais simples de transparência e de representação da democracia”, disse o prefeito Fábio Correa.

Nesta primeira edição do Orçamento Participativo 2023 a comunidade representou muito bem o Jardim ABC. Foi um debate saudável, e democrático. A população se sentiu ouvida, enfatizou as demandas do Orçamento de 2022 que foram realizadas e trouxe para a Gestão Municipal mais reinvindicações para o bairro. “Este formato de debate tira a burocracia do contato entre gestores e a comunidade. Aproxima do gestor dos problemas” afirmou o subprefeito Erasmo Carlos.

Moradora do Jardim ABC há 20 anos, a Sra. Sandra Santos lembrou como era difícil viver no bairro, todas as dificuldades com abastecimento de água, asfalto, transporte e hoje tem satisfação em ver como a cidade prosperou. “Melhoramos muito e ainda vamos avançar. Hoje o Jardim ABC precisa de Lotérica e Banco”, completou Sandra ao apresentar sua demanda aos gestores. Outros moradores reivindicaram por quadras poliesportivas, mais paradas cobertas, acúmulo de lixo em algumas ruas, ampliação da rede de saúde, educação voltada para crianças autistas e especialmente, asfalto.

 

Agora a gestão municipal vai direcionar estas demandas para suas respectivas secretarias municipais para uma análise técnica e elaborarão dos projetos de execução daquelas demandas selecionadas. Após esta etapa os recursos serão incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

A prefeitura tem o legítimo compromisso de destinar os recursos públicos para o que a população realmente precisa. Por isso, deste o primeiro ano, esta gestão colocou em prática o Orçamento Participativo. Esta e outras ações do governo reforçam a transparência, o compromisso democrático e constroem a credibilidade da cidade. Isso atrai investimentos e quem ganha é a população. “Após anos de gestões atrapalhadas, Cidade Ocidental conseguiu credibilidade para atrair investidores, como o Alphaville os condomínios Damha I e II e a CNI (Confederação Nacional da Indústria)”, disse o vice-prefeito Lula Viana.

 

 

FAÇA PARTE DESTE ESPETÁCULO DA DEMOCRACIA


Você pode participar presencialmente nos encontros que serão realizados entre os dias 25 de julho e 18 de agosto ou preencher o formulário online clicando aqui.