Postado em 28/07/2023 - NOTÍCIAS
Orçamento Participativo aconteceu no Mesquita e Jardim Edite

O segundo dia do Orçamento Participativo 2023 aconteceu ontem, 27, na Escola Municipal Alípio Pereira Braga. Esse encontro reuniu os gestores municipais e os moradores dos bairros de Jardim Edite e Povoado Mesquita para discutir as melhorias necessárias à região.

O Orçamento Participativo é uma importante ferramenta de atuação direta da população nas decisões sobre o uso dos recursos públicos. Por isso, anualmente, a Prefeitura realiza esses encontros em diversos bairros para aproximar o cidadão dos gestores e discutir as necessidades de cada região. “É a forma mais simples de transparência e de representação da democracia”, disse o prefeito Fábio Correa.

A participação popular foi incrível e trouxe várias demandas ao prefeito, secretários e vereadores, são elas: canalização de água para o bairro, atenção para as políticas públicas direcionadas para a comunidade quilombola, mais investimento na agricultura familiar, asfalto, cascalhamento, saneamento básico e ampliação da rede de ensino.

O vice-prefeito, Lula Viana, explicou que as demandas levantadas durante o Orçamento Participativo nem sempre são de solução imediata. Dependo do valor e complexidade, as soluções podem se estender para médio e longo prazo. Segundo ele a arrecadação do município não é suficiente para custear todas as obras e a prefeitura tem que se articular com os governos federal e estadual para fomentar mais recursos. “Como cidadão, eu também queria que as coisas acontecessem mais rápido, mas não dá. Vamos encaixando as demandas no orçamento e aos poucos vamos realizando todas as demandas”, afirmou ele.

Fábio Correa, prefeito da cidade, reforçou que algumas das demandas estão no campo da articulação e são de fácil resolução, especialmente aquelas que competem ao cascalhamento, ao atendimento à agricultura familiar e a segurança. Outras demandas são possíveis de entrar no cronograma orçamentário a médio prazo, no entanto, as obras de maior complexidade precisam de fomento para serem realizadas. Ao final, o prefeito terminou o encontro firmando alguns compromissos com a comunidade: posto de saúde, construção de praça com academia, campo sintético e um centro de atividades regionais.

É visível o quanto os bairros Mesquita e Jardim Edite evoluíram nos últimos anos. A prefeitura investiu e continuará investindo na para melhorar a vida da população. “Temos um time bom para executar as demandas”, disse o subprefeito, Erasmo Carlos se referindo aos secretários, vereadores, prefeito e vice-prefeito. E você faz parte desse desenvolvimento, por isso é importante participar do Orçamento Participativo, seja presencialmente ou através do preenchimento do formulário online clicando aqui.