Postado em 01/08/2023 - EVENTOS
Orçamento Participativo aconteceu no Ocidental Park

Na noite de ontem (16), a escola municipal Rosane Mariguella Filomeno abriu suas portas para receber o Orçamento Participativo 2023. O evento reuniu os gestores municipais e os moradores para discutir as melhorias necessárias o bairro.

A participação popular foi incrível e trouxe várias demandas ao prefeito, secretários e vereadores, são elas: mais investimento para promover o ensino profissionalizante e programas culturais, saneamento básico, ampliar o ensino integral no bairro, aumento da frota de transporte circular, estimular o artesanato feminino com uma feira noturna, limpeza, quadra para a prática esportiva da calistenia, uma unidade do Vapt Vupt e melhor salário para os técnicos de enfermagem.

Após o levantamento das demandas o vice-prefeito, Lula Viana, reforçou que a ausência de planejamento urbano acarreta problemas em diversas áreas como saúde, educação e, especialmente, infraestrutura. A prefeitura tem trabalhado para regularizar e organizar diversos aspectos da cidade, e que muito dos problemas vividos hoje são frutos de um desordenamento urbano anterior.

Algumas melhorias levantadas nos Orçamentos Participativos anteriores já foram executadas e outras estão em execução ou planejamento. Uma grande escola com padrão FNDE está em planejamento para atender a demanda, também, de ensino integral. Outras duas escolas do bairro passarão por reforma e ampliação, são elas: Centro de Educação Infantil Clóvis Pereira Fernandes e Escola Municipal Rosane Mariguella Filomeno. A quadra poliesportiva será reformada, a UBS também passará melhorias e há um trabalho rotineiro da Secretaria de Infraestrutura que inclui limpeza, operação tapa buraco e recuperação asfáltica, por exemplo.

É visível o quanto o bairro Ocidental Park melhorou. “Algumas das demandas que ouvimos hoje já estão sendo executadas ou em vias de acontecer, outras precisarão de um pouco mais de tempo”, afirmou Fábio Correa. Sobre o Vapt Vupt, por exemplo, o prefeito disse ser uma questão de tempo até que seja encontrado um espaço com estrutura adequada. Quanto à quadra para a prática de calistenia, Fábio afirmou estar se articulando com o secretário de infraestrutura, Victor Cassimiro.

O Orçamento Participativo é uma importante ferramenta de atuação direta da população nas decisões sobre o uso dos recursos públicos. Por isso, anualmente, a Prefeitura realiza esses encontros em diversos bairros para aproximar o cidadão dos gestores e discutir as necessidades de cada região. “É a forma mais simples de transparência e de representação da democracia”, disse o prefeito Fábio Correa.