Postado em 25/08/2023 - EVENTOS
Orçamento Participativo aconteceu ontem no Araguari

Perto da reta final do Orçamento Participativo 2023 os gestores municipais se reuniram, ontem (24), com os moradores dos bairros Araguari I e II para discutir sobre as melhorias que a comunidade anseia para a região. Os moradores trouxeram demandas sobre segurança, asfalto, quebra-molas, calçadas, faixas de pedestres, rede de esgoto, e regularização das casinhas.

O vice-prefeito, Lula Viana, abriu sua fala explicando o motivo das obras de infraestrutura dos bairros Araguari I e II terem demorado para acontecer e pediu um pouco de paciência dos moradores durante o período de obras.

Vice-Prefeito, Lula Viana

Já ao final do encontro, como sempre acontece, o prefeito, Fábio Correa, trouxe respostas para as demandas levantadas. Sobre a segurança por exemplo, foi pedido que os moradores registrem boletins de ocorrência (B.O) para que a polícia possa rastrear as áreas de maior demanda. E ficou agendada uma reunião entre as forças de policiais, a secretaria municipal de segurança e os líderes da comunidade para tratar deste assunto.

Algumas demandas são de fácil resolução, como as bocas de bueiro que estão com as tampas quebradas, ou a revitalização das faixas de pedestres. Outras solicitações precisam de uma articulação mais complexas, como é o caso das casinhas e das lâmpadas em algumas ruas - estas dependem de autorização da Equatorial.

Moradora

As obras de infraestrutura

No intuito de dar uma satisfação aos moradores a prefeitura fez uma cronologia dos eventos que antecedem o início das obras. “Trabalhamos com transparência e queremos deixar claro para o cidadão que tudo o que era de competência do município foi feito para tornar a obra realidade, mas como vocês podem ver, não dependia de nós”, afirmou Fábio.

Em 2015 foi iniciado o processo de concretização da obra de saneamento do Parque Araguari I e II quando um termo de compromisso foi assinado entre o município e a Caixa Econômica, no valor aproximado de R$ 20 milhões.

No entanto, em 2016, durante a transição do governo da gestão anterior para a administração Fábio Correa, surgiu a constatação de que o convênio teria validade somente até dezembro daquele ano. O então prefeito, recém-eleito, solicitou à ex-prefeita que encaminhasse um ofício para a Caixa Econômica Federal, buscando a prorrogação da vigência do contrato de repasse. Essa medida era necessária para o município não perder o financiamento.

Em 2017, quando iniciou a gestão do prefeito, Fábio Correa, esta demanda passou a ser tratada com prioridade e contou com apoio do então ministro das cidades, Alexandre Baldi - que alocou 1,5 milhão para custear a elaboração do projeto executivo.

Em 2020, o projeto foi reanalisado e novamente aprovado pela Caixa e assim a prefeitura obteve autorização para licitar as obras. Mas, a gestão se deparou com a escassez de recursos e com a inércia do governo federal, que levaram a paralização do projeto.

Três anos depois, em 2023, o vereador e líder de governo, Dr. Robson Medeiros, e o deputado federal, Rubens Otoni, uniram esforços para garantir recursos do Ministério das Cidades para finalmente começar a tão aguardada obra de Saneamento Integrado do Parque Araguari. Em um encontro posterior com o secretário nacional de saneamento ambiental, Leonardo Picciani, o objetivo foi alcançado e o Ministério empenhou R$ 3 milhões para viabilizar o início da construção.

Agora, a prefeitura aguarda a assinatura da Autorização de Início de Obra (AIO) pelo Leonardo Picciani, que se comprometeu em fazê-la nos próximos dias, para finalmente dar início a esse grandioso projeto que contempla construção de galerias de águas pluviais, esgotamento sanitário e pavimentação asfáltica.

Não deixe de participar do Orçamento Participativo. Está é uma importante ferramenta de atuação direta da população nas decisões sobre o uso dos recursos públicos. Por isso, anualmente, a Prefeitura realiza esses encontros em diversos bairros para aproximar o cidadão dos gestores e discutir as necessidades de cada região. “É a forma mais simples de transparência e de representação da democracia”, disse o prefeito Fábio Correa.

Karla Araújo

Secretaria de Comunicação e Transparência