Postado em 06/09/2023 - NOTÍCIAS
Cidade Ocidental marca presença em cerimônia do MEC em Goiânia

O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, e o secretário municipal de educação, Anderson Luciano, estiveram ontem (05), em Goiânia, participando da cerimônia que marca a formalização da adesão do estado de Goiás aos programas educacionais do Governo Federal. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Goiás, promovido pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Estadual de Educação e contou com a presença de gestores municipais e estaduais, e especialmente, o ministro da educação, Camilo Santana, o governador do estado, Ronaldo Caiado, a reitora da UFG, Angelita Pereira e a secretária estadual de educação, Fátima Gavioli.

“Não poderíamos faltar a este momento que representa um grande passo rumo à melhoria da educação e que está alinhado com o nosso compromisso em oferecer à cidade um ensino de qualidade”, disse o prefeito, Fábio Correa, durante o evento.

A adesão aos programas: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escola em Tempo Integral e Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, é um marco para o estado de Goiás e para o município de Cidade Ocidental. Com isso, a prefeitura tem a perspectiva de ressarcimento, do Governo Federal, pelo investimento realizado, com recursos próprios, na retomada das obras abandonadas das creches do ABC e do Nápolis, além de ampliar os investimentos.

Essas creches eram obras abandonas que a atual gestão dedicou esforços para colocar em funcionamento e hoje as duas unidades estão em pleno funcionamento. O CMEI Laurindo da Costa Teixeira, no Nápolis, possui 296 alunos e o CEMEI Nair Maria Xavier Nunes atende 232. Ambas as unidades atendem turmas do maternal ao jardim 2 e possuem ensino em tempo integral. “Nossa meta é aumentar em mais de 300 alunos a nossa capacidade de ensino integral até o início de 2024”, completou Anderson Luciano sobre as oportunidades que a adesão oferece.

Os números da educação impressionam. De 2017 até meados de 2023 a prefeitura ampliou a rede de ensino de 20 para 28 escolas, sendo 25 escolas e 3 extensões. Isso representa um aumento 88 salas de aula, e mais de 3.200 alunos à mais.  “A educação é a nossa bandeira e o nosso compromisso”, finalizou Anderson.