Postado em 15/09/2023 - NOTÍCIAS
Relatório do Orçamento Participativo 2023

 

Ao final de sua quinta edição, o Orçamento Participativo (OP) 2023 esteve presente nos bairros da cidade para identificar as demandas da população, num encontro entre os gestores municipais e a comunidade local. O intuito da prefeitura com esses encontros é identificar os principais apontamentos levantados e direcionar estas demandas para suas respectivas secretarias municipais para uma análise técnica e, em seguida elaborar os projetos de execução daquelas ações selecionadas. Após esta etapa os recursos serão incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

 

O Orçamento Participativo (OP) é uma importante ferramenta de atuação direta da população nas decisões sobre o uso dos recursos públicos. Por isso, anualmente, a Prefeitura realiza esses encontros em diversos bairros para aproximar o cidadão dos gestores e discutir as necessidades de cada região. “É a forma mais simples de transparência e de representação da democracia”, disse o prefeito Fábio Correa.

 

Assim como as outras edições, este ano o OP foi dividido em 11 etapas, e em cada uma delas foi possível perceber que a população se sentia ouvida.  Por diversas vezes a comunidade enfatizou aquelas demandas do Orçamento de 2022 que foram realizadas e trouxe para a Gestão Municipal mais reinvindicações para o seu bairro.

 

Essa dinâmica reflete o legítimo compromisso da Prefeitura Municipal em destinar os recursos públicos para o que a população realmente precisa. Por isso, desde o primeiro ano, esta gestão colocou em prática o Orçamento Participativo. Assim, essa e outras ações do governo reforçam a transparência, o compromisso democrático e constroem a credibilidade da cidade. Isso atrai investimentos e quem ganha é a população. “Após anos de gestões atrapalhadas, Cidade Ocidental conseguiu credibilidade para atrair investidores, como o Alphaville os condomínios Damha I e II e a CNI (Confederação Nacional da Indústria)”, disse o vice-prefeito Lula Viana.

 

Ao longo desta edição, realizada entre os dias 25 de julho e 31 de agosto, o governo municipal recebeu 2.262 fichas de demandas registradas em formulários impressos e online. Esse número é menor do que o ano passado, quando foram levantados 3.297 formulários. “Essa diminuição no número de demandas reflete os resultados do trabalho incansável da gestão municipal em levar infraestrutura, saúde, educação, esporte e lazer aos bairros”, afirmou o secretário municipal de comunicação e transparência, Marcos Wilson.

 

No entanto, o número de participantes aumentou: entre presentes e espectadores através das Lives, foram mais de 8000 pessoas. Já o alcance dos vídeos complementares ao evento teve a impressionante marca de 35 mil visualizações.  Na contabilização total destes números, essa edição ultrapassou 43 mil pessoas que tiveram acesso ao conteúdo que dizia respeito ao Orçamento Participativo. Enquanto no ano passado, esse número foi de 19 mil.

 

 

 

 

Demandas 

No formulário disponibilizado à população foram feitas cinco perguntas sobre temas específicos, com alternativas variadas de respostas. Os resultados você confere abaixo. 

 

 - Investimento

Os resultados identificaram que a demanda de maior apontamento foi asfalto com 62,4%, seguido de segurança (47,4%) e saúde (46,6%). Na sequência vieram limpeza urbana, iluminação e educação.

 

 

- Economia 

Ampliar o ensino profissionalizante foi o item mais mencionado quando o assunto é melhorar a economia do município, com 52,7%. Já para 37,3% da população, a solução para melhorar a economia está na redução dos impostos. Também foram mencionados, trabalhar o empreendedorismo, criação de centros comerciais e fomentar pesquisa e inovação.

 

- Infraestrutura 

Quando o assunto é infraestrutura, quase 50% da população pediu por mais espaços de esporte e lazer, seguido de melhoria no asfalto e mais praças e parques. A população também mencionou limpeza urbana, saneamento e iluminação pública.

 

- Saúde 

Para 59,1% da população o principal item a ser melhorado no quesito saúde é a disponibilização de mais médicos nas UBS’s. Com 51,7%, vem o pedido de mais unidades de saúde, seguido de mais especialistas e ampliação do horário de atendimento.

 

 - Educação 

No que se refere a educação, 53,2% das interações elegeram como prioridade a ampliação do ensino em tempo integral. Já 41,3% pedem investimentos em mais escolas, seguido de demandas por melhorias no transporte e mais professores.

 

 

O Orçamento Participativo deste ano aconteceu nos seguintes dias e locais:

Jardim ABC – Dia 25 de julho

Edite e Mesquita – Dia 27 de julho

Mossoró e Remanso – Dia 02 de agosto

SQ 19 e Colina Verde – Dia 04 de agosto

Friburgo A e B – Dia 08 de agosto

Parque Nápolis A – Dia 10 de agosto

Ocidental Park e Nápolis B – Dia 16 de agosto

Dom Bosco – Dia 22 de agosto

Parque Araguari – Dia 24 de agosto

São Matheus e Estrela D’alva – Dia 29 de agosto

Centro – Dia 31 de agosto