Postado em 20/11/2023 - NOTÍCIAS
Dia da Consciência Negra

No Dia da Consciência Negra, a gestão realizou o Momento Cívico de hoje (20), na orla do Lago Jacob, ao lado das lideranças e de representantes afrodescendentes da cidade para celebrar a riqueza da nossa diversidade, a força, a história e a beleza negra.

 

Na abertura do evento houve um minuto de silêncio em homenagem a cada pessoa preta que já foi assassinada ou sofreu violência por causa da sua cor. A manhã continuou repleta de representatividade com as apresentações de capoeira da Escola Gingado Capoeira, da dança Orixá Oxum – com o bailarino e coreógrafo Ricardo Sobral e muitas homenagens.

 

Escola Gingado Capoeira

 

“Estou repleto de alegria em ver tanta diversidade aqui, e agradeço a Prefeitura, por isso, e pela abertura e liberdade que nos dão”, disse o presidente do Coletivo Afro, Pai Paulo após a pausa para reflexão.

Entre as ações promovidas em comemoração ao Dia da Consciência Negra, também estava, a entrega dos troféus aos vencedores do concurso Beleza Negra e uma homenagem por mérito Cultural Afro às personalidades que atuam promovendo a cultura e combatendo o racismo em Cidade Ocidental.

 

   

Premiados no Concurso Beleza Negra e Desenhos

 

“Um Brasil que foi formado por negros, por índios, por estrangeiros, não pode ser um país que concorde com racismo, discriminação ou exclusão”, disse o secretário municipal de educação e cultura, Anderson Luciano.

 

   

Prefeito, Fábio Correa                                                                                     Vice-prefeito, Lula Viana

 

É preciso reconhecer e combater o preconceito racial, buscando sensibilizar a sociedade para que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas.

No encerramento do evento, o prefeito Fábio Correa, também reforçou a miscigenação do povo brasileiro. “Somos brasileiros multirraciais, está dentro de nós o espírito africano, indígena, europeu”, afirmou ele.

O evento foi prestigiado pelos secretários municipais, vereadores, servidores e sociedade civil.

 

   

Pai Paulo                                                                                                      Babalorixá Pedro