Postado em 07/12/2023 - NOTÍCIAS
Cidade Ocidental é 1º lugar do Entorno no Índice de Gestão Eficaz

A Federação Goiana dos Municípios – FGM e o Instituto Mauro Borges - IMB criaram o Índice de Gestão Eficaz - IGE com o intuito reconhecer os gestores que se destacaram pela qualidade. E a gestão do prefeito, Fábio Correa, em Cidade Ocidental, conquistou o 1º lugar entre os municípios do entorno por sua competência.

O Índice avalia a administração municipal considerando quatro pilares relevantes na atuação dos gestores que é a Gestão Pública e Transparência, Educação, Saneamento e Meio Ambiente, e Saúde e mais 32 indicadores. Cada pilar contém indicadores específicos que o gestor precisa ter cumprido para alcançar bons resultados no IGE. A Gestão Pública e Transparência contém apontadores referentes à saúde financeira do município, a publicidade dos atos e o acesso à informação. O pilar de Educação diz respeito a qualidade do ensino, no pilar de Saneamento e Meio Ambiente são considerados dados a respeito do acesso da população à saneamento básico e o esforço do município em preservar o meio ambiente. Na saúde, o Índice avalia o atendimento básico.

Levando em consideração os pilares avaliados, o ranking do estado e da região do entorno, Cidade Ocidental conquistou posições relevantes como por exemplo: 6º Lugar do estado em Gestão Pública e Transparência e 1º lugar entre os munícipios do entorno, no quadro geral que engloba todos os pilares.

A capacidade de comparar municípios, garante que o índice também seja uma ferramenta para acompanhamento das políticas públicas municipais. Portanto, esse processo destaca casos de sucesso e incentiva o compartilhamento de melhores práticas, possibilitando a potencialização de resultados.

“Esse reconhecimento é fruto do trabalho não somente da secretaria de comunicação e transparência, mas de toda uma gestão liderada pelo prefeito, Fábio Correa, que tem trabalho por uma administração transparente, com ações que elevam o município”, afirmou o secretário municipal de comunicação e transparência, Marcos Wilson, que representou o Prefeito na premiação que aconteceu hoje, na capital goiana.

Karla Araújo

Jornalista