Postado em 10/01/2024 - NOTÍCIAS
Os Conselheiros Tutelares de Cidade Ocidental tomaram posse hoje

Nesta quarta-feira (10), aconteceu em todo o território nacional a posse dos Conselheiros Tutelares. Em Cidade Ocidental, foram empossados 11 Conselheiros, sendo 5 titulares e 6 suplentes para o quadriênio 2024 e 2027.

Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar tem o propósito de zelar pelo direito da população infantojuvenil, no que diz respeito à vida, saúde, educação, lazer, liberdade, cultura, além preservação da convivência familiar e comunitária.

Entre outras atribuições, os Conselheiros recebem a missão: de encaminhar a criança ou o adolescente aos pais ou responsável; de oferecer acompanhamento, orientação e apoio para a família; e de verificar a frequência escolar. Além disso, eles também atuam na requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, na requisição de certidões de nascimento e de óbito da criança ou do adolescente, bem como  promovem e incentivam as ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sinais de maus-tratos, na comunidade e nos grupos profissionais.

Momento do Juramento

Representando o Poder Legislativo, o vereador, Clauber Morlé enfatizou a maioria feminina entre os eleitos e o papel fundamental da mulher no crescimento desenvolvmento da socieda e na sensibilidade para destas funções.

Vale ressaltar que qualquer pessoa pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima e cabe ao Conselho aplicar ou requerer das autoridades competentes as medidas necessárias para garantir a proteção da criança ou do adolescente.

"Espero que vocês possam desenvolver um bom trabalho e estamos aqui para trabalhar junto e colaborar" disse o prefeito, Fábio Correa, que completou reafirmando a educação como um personagem essencial para a construção do futuro das crianças e dos jovens e ressaltou a dedicação da gestão municipal e os bons frutos que têm sido colhidos nessa área.

No encerramento da posse que aconteceu no Salão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Emanuelle  Luciane, agradeceu aos conselheiros da gestão que se encerra e desejou sabedoria e sorte para os recém empossados. O evento contou com  o apoio Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental.

Acompanharam a cerimônia amigos e familiares dos empossados, o ten. da Polícia Militar, Gustavo, a delegada da Polícia Civil, Dilamar Castro, a primeira-dama, Marli Lessa, além dos  Vereadores da base de governo e dos Secretários Municipais.

Conheça os Conselheiros Tutelares eleitos

TITULARES

Adriana Lopes                      Rafaela Mendes            Vanessa Karla                       Silvânia Barros               Vanderley Nicolau

573 votos                              568 votos                    531 votos                                  498 votos                   437 votos