Postado em 13/01/2024 - NOTÍCIAS
XXII Cavalgada do Marmelo agita Luziânia e Cidade Ocidental

Neste sábado (13), centenas de cavaleiros e amazonas saíram de Luziânia rumo à Cidade Ocidental pela XXII Cavalgada do Marmelo que faz parte da tradicional Festa do Marmelo, e nasceu do intuito de divulgar a celebração da colheita do fruto pela cidade, chamando todos para o evento.

A Cavalgada reuniu pessoas de toda a região. Como é o caso da Paloma que saiu de São Sebastião (DF) para participar pela primeira vez da festa. "Estou adorando, essa é a primeira experiência. E vim para fazer todo o trajeto até cidade Ocidental", disse ela.

"A melhor coisa é poder valorizar a nossa tradição e o nosso patrimônio cultural. Por isso faço questão de manter viva essa tradição e a Prefeitura sempre está envolvida na celebração desta festividade.” disse o prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa.

O trajeto começou na cidade mãe, Luziânia, e atravessou Cidade Ocidental, onde os participantes almoçaram e seguiram para o Povoado Mesquita, onde a noite acontece um show com várias atrações musicais, entre eles Jhonny e Rahony, Os Agarrados do Forró e DJ Lennon.

"Essa festa une as cidades em torno de uma tradição que valoriza os costumes e a cultura de um povo" afirmou o secretário municipal de educação, cultura, esporte, lazer e juventude, Anderson Luciano.

Foram prestigiar a cavalgada a secretária do entorno, Carol Fleury, o vereador, Ledir Júnior, e os secretários municipais de Cidade Ocidental. Também estiveram presentes, representando Luziânia, o secretário de infraestrutura, Telio Rodrigues, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Nixon das Casinhas e o ex-prefeito, Juarez Rodrigues.

“É uma honra fazer parte deste evento que engrandece a nossa cidade” foi o que disse um dos organizadores da Cavalgada, Joaozinho da Agricultura.

No último dia da festa, domingo (14), acontece a tradicional Santa Missa, na Capela Nossa Senhora D’badia, no Povoado Mesquita, e em seguida será servido um delicioso almoço para os participantes. Por fim, acontecem os esperados Leilão e Bingo.

Karla Araújo

Jornalista