Postado em 15/01/2024 - NOTÍCIAS
NOTA DE ESCLARECIMENTO – CAVALGADA DO MARMELO, CIDADE OCIDENTAL

A Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental/GO vem a público esclarecer os lamentáveis incidentes que ocorreram durante a 22ª edição da Cavalgada do Marmelo, realizada no último sábado (13), evento que se tornou parte importante do calendário do Município de Cidade Ocidental.

Lamentavelmente, nesta edição três cavalos perderam suas vidas, sendo necessário prestar esclarecimentos sobre os fatos ocorridos.

As cavalgadas são o principal destaque da festa, que celebra as tradições e fé do nosso povo. Pelo destaque que carrega dentro do evento, os animais que participam da cavalgada são os atores principais. Durante todo este trajeto, prima-se pelo bem-estar e conforto deles, para que possam realizá-lo sem que sofram de nenhuma maneira.

O trajeto atual foi repetido nos últimos 8 (oito) anos e esta foi a primeira vez em que se constatou incidentes trágicos como estes que, infelizmente, por razões alheias à vontade tanto dos organizadores quanto dos participantes, vitimaram alguns animais que participavam do evento.

No primeiro caso, um dos cavalos foi atropelado por um veículo que trafegava na contramão, com o farol apagado. O animal sofreu uma fratura exposta na pata. Ressaltamos que todas as medidas imediatas foram tomadas, incluindo a pronta intervenção da Polícia Militar e do SAMU.

O segundo incidente envolveu um cavalo que, durante a cavalgada, sofreu um infarto. Apesar de ter recebido todos os cuidados necessários, o animal, infelizmente, não conseguiu sobreviver.

No terceiro caso, um cavalo não pertencente à cavalgada da Festa do Marmelo foi atropelado no Município de Valparaíso/GO, não estando diretamente relacionado ao evento. Essa ocorrência, embora trágica, não pode ser atribuída ao tradicional evento.

É crucial destacar que todos os animais participantes da cavalgada recebem tratamento adequado e são escolhidos por sua resistência a percursos extensos. Não se trata, portanto, de casos de maus-tratos, mas sim de incidentes isolados e infelizes que fogem ao controle da organização.

Reafirma-se o compromisso com o bem-estar animal e o trabalho seguirá incansavelmente para garantir que a Cavalgada da Festa do Marmelo permaneça um evento seguro e respeitoso para todos os participantes, humanos e não humanos.

A Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental lamenta profundamente a morte dos animais, que merecem de todos respeito, admiração e, acima de tudo, cuidado. É dever de todos a manutenção de uma constante vigilância, para que os direitos de todos os animais sejam respeitados e que se possa conviver de forma harmoniosa.