Postado em 15/05/2024 - EVENTOS
Abertura da Exporide reune autoridades e 12 municípios do entorno

Nesta quarta-feira (15) os governos estaduais de Goiás e do Distrito Federal se uniram à instituições financeiras e de fomento, investidores e órgãos dos setores público e privado para prestigiar o primeiro dia da Exporide. Ao todo, 12 municípios se reúnem em dois dias de evento para destacar as potencialidades da região do entorno do DF.

Representando o governador Ibaneis Rocha, o secretário de governo do DF, José Humberto, enfatizou a importância da integração entre o DF e Goiás para o crescimento regional. “Não há barreiras na simbiose entre DF e Goiás e o crescimento precisa ser integrado’, afirmou ele.

O principal objetivo do Exporide é a mesa de negócios, onde serão apresentados projetos e tecnologias desenvolvidas pelos municípios para

atrair recursos e apoio. Maurício de Souza, coordenador de comunicação do evento, destacou que o maior legado do Exporide seria a execução desses projetos. “O principal legado do evento é, quem sabe, esses projetos serem executados” disse o Coordenador.

Na busca pela prospecção de novos negócios, a Prefeitura de Cidade Ocidental levou para o evento 4 projetos voltados para integração do desenvolvimento econômico, da cultura, agricultura, empreendedorismo e da educação.

Entre os projetos apresentados pela equipe de Cidade Ocidental Entre eles, destacam-se o Banco do Marmelo, que oferece microcréditos para empreendimentos, e a Cooperativa do Marmelo Orgânica, voltada para a comunidade quilombola do Mesquita. Outros projetos incluem o Empreendedor do Futuro, que visa melhorar a educação financeira e o empreendedorismo entre estudantes, e o Preparando o Futuro, focado na capacitação para o mercado de trabalho. “Essas ideias trazem novos modelos de gestão para o futuro de Cidade Ocidental”, disse o secretário de comunicação e transparência, Marcos Wilson.

Para a secretária do entorno, Carol Fleury, o município tem um grande potencial turístico e gastronômico e a parceria entre os governos de Goiás e do Distrito Federal, além do governo federal é necessária para garantir o devido crescimentos das oportunidades para o entorno. “Cidade Ocidental é destaque pungente na região”, disse a secretária sobre o potencial do município.

A abertura do evento também contou com a presença do diretor executivo do BRB, Diogo Ilário, do presidente da AMAB, Pábio Mossoró, do presidente da TERRACAP, Ezídio Santos, do presidente da CAESB, Luiz Antônio e do representante da Fapdf, Marcos Júnior. Municípios participantes Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Luziânia, Cristalina, Alexânia, Cristalina, Alexânia, Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas.