Postado em 21/05/2024 - Segurança Pública
Aprovados no Concurso da GCM concluem o curso de formação

A formatura para os 48 alunos aconteceu na noite de hoje, 20, na Orla do Lago Jacob, sob o olhar orgulhoso dos seus amigos e familiares. O treinamento, que durou 2 meses, foi coordenado pela Universidade Federal de Goiás, através do Instituto Verbena e contou com a participação das Guardas Civis de Cidade Ocidental, Goiânia, Valparaíso e Novo Gama.

O Comandante da GCM de Cidade Ocidental, Rocha, exaltou o treinamento rigoroso, que prepara o aluno para suas funções e para um melhor relacionamento interpessoal, inclusive em suas vidas pessoais. “A formação não os deixou preparados apenas para as ruas, mas para um melhor e relacionamento dentro de casa, disso eu tenho certeza’, disse o Comandante.

Esse treinamento incluiu disciplinas teóricas e técnicas, entre elas Legislação, Ética, Técnicas e Procedimentos Operacionais, Gestão da Segurança do Patrimônio, Prevenção e Combate a Incêndio, Gestão de crises na violação do espaço público, Primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar, entre outras.

A secretária municipal de segurança pública, Dra. Adrianne Vieira, expressou as suas expectativas aos novos agentes públicos “Compromisso com a ética, observâncias dos deveres funcionais e uma jornada marcada marca por ações significativas”, afirmou ela.

Quando assumirem o cargo de Guarda Civil Municipal, os novos servidores assumem a competência do órgão que é exercer a proteção municipal preventiva, atuando para preservar a segurança, a ordem pública e o patrimônio público. Uma vez nas atribuições das suas funções os novos Guardas Civis irão zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos da Cidade, além de coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais. Em colaboração com outros de segurança pública, a GCM mantém a cidade mais segura.

O prefeito, Fábio Correa, reforçou e se comprometeu com as próximas etapas do Concurso que incluem a homologação do concurso, prevista para o início de junho, seguida da nomeação dos 20 aprovados nas vagas imediatas. Ainda há a previsão de mais 60 vagas de cadastro reserva.

Na oportunidade, o Prefeito também assinou a o decreto de nomeação de mais de 80 novos servidores aprovados no último concurso público pra diversas vagas, comprovando o seu compromisso em fortalecer a administração pública e melhorar os serviços oferecidos à comunidade.

A solenidade de formatura contou com a presença do vice-prefeito, Lulinha Viana, do tenente-coronel do 33º BPM, Anderson Chrisóstomo, da delegada da Polícia Civil, Dilamar Costa, do diretor da Unidade Prisional de Cidade Ocidental, Fernando Henrique, do vereador, Clauber Morlé, do superintendente municipal de trânsito, Marcelo Cavalcante, dos comandantes das Guardas Municipais de Goiânia, Cristalina, Valparaíso e Novo Gama. Secretários e servidores municipais também fizeram questão de estar presentes nesse momento que entra para a história de Cidade Ocidental e marca um passo significativo rumo à construção de uma cidade cada vez mais segura.