Postado em 05/06/2024 - MEIO AMBIENTE
Prefeitura Municipal realiza Mostra Ambiental na Orla do Lago Jacob

Em sua 6ª edição a Mostra Ambiental de Cidade Ocidental trouxe para o Lago Jacob diversas atrações culturais, exposições e serviços para a população, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje 05 de junho. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visa incentivar e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental.

“Desde o início do governo temos a preocupação de criar uma consciência de preservação”, disse o vice-prefeito, Lulinha Viana, sobre o posicionamento dos gestores em alinhar desenvolvimento e sustentabilidade. Ponto de vista que foi compartilhado pela secretária de meio ambiente, Jéssica Gonçalves ao ressaltar as diversas ações realizadas nos últimos anos, como o plantio de mais de 20 mil mudas, a construção da Área de Transbordo e Triagem, a recuperação de nascentes e da orla do lago, além da criação da Escola da Terra e da redução do índice de incêndios. “O Governo investiu na Secretaria de Meio Ambiente e graças a isso conseguimos realizar esses feitos. A pauta ambiental é uma demanda urgente que envolve não somente políticas públicas e sem a participação da população não tem como evoluir” finalizou ela.

A colaboração de diversos parceiros, incluindo a Secretaria Municipal de Educação, a Casa do Artesão, Corpo de Bombeiros, Equatorial, Saneago, Fundação Zoológico de Brasília, UNB, Metarreciclagem, Resíduo Zero Ambiental, SEBRAE, SEMAD, SENAR e UNDESC, foi essencial para a realização da Mostra. Através dessas parcerias, foram oferecidos serviços como descarte de lixo eletrônico, distribuição de mudas, cadastro para desconto social na conta de energia, exposições educativas e atividades de conscientização.

O prefeito Fábio Correa enfatizou a importância de educar cidadãos que respeitem o meio ambiente, destacando o trabalho realizado nas escolas públicas municipais. Um exemplo desse compromisso foi o concurso de fotografia e redação, no qual duas alunas da Escola Albino Batista Ferreira foram premiadas por expressarem, através de imagens e palavras, suas visões sobre o planeta e a cidade. Ana Beatriz venceu o concurso de fotografia, enquanto Alana Medeiros foi premiada na categoria de redação.

A Mostra Ambiental representa um passo significativo na conscientização e na construção de uma comunidade mais sustentável. E a Prefeitura espera inspirar outras cidades e comunidades em busca da preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade.

Karla Araújo

Jornalista