Postado em 07/06/2024 - NOTÍCIAS
Encontro encerra temporada da Oficina de Biojóias

O curso teve como foco o aproveitamento de materiais encontrados no cerrado

 

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a Prefeitura da Cidade Ocidental e o Sindicato Rural de Luziânia, concluiu na última sexta-feira (7), a oficina de Biojóias ofertado gratuitamente aos moradores locais, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O curso com duração de quatro dias especializou cerca de treze alunos que juntos, aprenderam na prática a confecção de bijuterias por meio da utilização de materiais naturais e de origem vegetal e animal. Cascas, cocos, fibras, ossos de vaca, dentre outros, foram alguns dos diversos elementos utilizados para a criação de colares, brincos, pulseiras, correntes e outros adornos.

 

  

 

Sob o olhar atento e focado a cada detalhe, a professora e artesã Elza Maria, acompanhou de perto a evolução e dedicação de cada participante que buscam não só conhecimento, mas também uma nova oportunidade de renda alternativa. Segundo a artesã, antes mesmo do projeto ser encerrado, um público considerável procurava os alunos com interesse em comprar as peças feitas na oficina.

 

‘’Essa é a nossa satisfação, deixar aqui uma profissão para gerar uma nova renda para as famílias’’.

 

 

 

A Coordenadora do Curso, Ângela Peixoto, explicou que o curso Biojóias tem o objetivo de ensinar os participantes a confeccionar bijuterias como brincos, pulseiras e colares e ainda proporcionar o manuseio de sementes, flores e até capim e ossos, transformando-os em interessantes e finos adereços. A ideia, além de sustentável, faz parte de uma cultura popular que tem ganhado cada vez mais adeptos.

 

O aluno Carlos Roberto é artesão e destacou como as atividades tem contribuído para um desenvolvimento profissional.

 

“Eu já trabalho com Biojóias a vinte anos e posso afirmar que o curso agregou muito. Participo de muitas feiras e de vários lugares diferentes, então eu vejo que a técnica que aprendi na oficina vai elevar o meu produto nessas feiras’’.

 

A Coordenadora também destaca o apoio que o encontro fornece aos inscritos como alimentação gratuita durante todo o dia e disponibilização de todos os materiais necessários para confecção das peças. ‘’O curso acaba hoje, mas não vamos parar por aí. Futuramente vamos levar todo o nosso trabalho para as feiras com um novo projeto de empreendedorismo’’.