Postado em 10/06/2024 - NOTÍCIAS
Homologação do Concurso da Guarda Municipal e regularização do serviço de moto taxistas marca momento cívico desta segunda-feira (10/06)

Na manhã desta segunda-feira, 10, ocorreu mais um Momento Cívico na Cidade Ocidental, para apresentar as ações do Governo Municipal na última semana. O momento, que é uma oportunidade de reafirmar valores como ética, respeito e cidadania, reuniu representantes de diversos setores públicos que destacaram a importância de aprovar ações eficazes que contribuem para a evolução e segurança da cidade.

A solenidade desta segunda-feira foi marcada ainda pela Homologação do Concurso da Guarda Municipal e pela regularização do serviço dos mototaxistas na região. Durante seu discurso, o prefeito da Cidade Ocidental, Fábio Correa, ressaltou a importância de dar início ao trabalho dos futuros Guardas Municipais e determinou que a posse de 20 concursados fosse oficializada na próxima semana. A ação concedeu ao Tenente Coronel Chrisóstomo um espaço para destacar os desafios que os cidadãos enfrentam ao sair às ruas sem se preocupar com sua segurança. Com as mudanças e a entrada de novos profissionais, como os novos Guardas Municipais, esse cenário de medo está mudando. Segundo a autoridade, o poder público estadual e municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, trabalham juntos para tornar a Cidade Ocidental o lugar mais seguro do Brasil. O Comandante da Guarda Municipal, Jason Rocha, destacou que este era um momento muito esperado, pois toda a etapa do concurso foi complicada, os concorrentes passaram por várias fases que atrasou o resultado. No entanto, estão finalmente vivendo esse momento tão aguardado.

Em relação à regularização do serviço de mototáxi, a Procuradora e Secretária Municipal de Segurança Pública, Adrianne Vieira, explicou que agora o serviço funcionará na região de forma legal e todos aqueles que preencheram os requisitos e foram elencados no edital de chamamento público receberam a legalização para trabalhar. A procuradora ainda mencionou que há outros profissionais na lista para ingressar com a documentação correta e os convidou a se habilitar para prestar um serviço sério à população com segurança. O representante dos mototaxistas, Paolo Roberto, garantiu que a legalização irá mudar a situação dos trabalhadores para melhor. "Agora estaremos na legalidade, cumprindo as necessidades da comunidade e oferecendo um serviço de qualidade. Estamos anos esperando por essa possibilidade e agora finalmente saiu a tão sonhada regularização".

No encerramento, o vice-prefeito Lulinha Viana revelou que os trabalhos para segurança na região nem sempre foram assim. De acordo com Lulinha, em um tempo não muito distante, qualquer pessoa poderia ter seu celular furtado em qualquer esquina; agora, com o trabalho da Polícia Militar e da Guarda Municipal, é possível levar mais tranquilidade aos cidadãos. "A obrigação agora é manter essa tranquilidade", frisou.

O prefeito Fábio Correia declarou que o Momento Cívico desta segunda-feira tratou de pautas extremamente difíceis ao assumir a responsabilidade de desagradar algumas pessoas para não ir contra a lei. Ao legalizar uma função e uma categoria e dar a ela o poder de trabalhar, isso incomoda aqueles que não querem seguir corretamente. No entanto, esse é o papel do poder público: organizar e fazer seu papel. "O coronel falou algo interessante: como podemos permitir que menores conduzam motos e transportem pessoas, colocando em risco suas próprias vidas e as dos outros?", contou o prefeito.

Estavam presentes na solenidade o prefeito Fábio Correia, o vice-prefeito Lulinha Viana, a secretária municipal de segurança pública e procuradora do município Adrianne Vieira, o tenente-coronel da polícia militar Anderson Chrisóstomo, o secretário municipal de administração Alexandre Xavier, o pastor José Carlos e o ex-vereador Cesar Popó, representando a casa de leis.