Postado em 14/06/2024 - NOTÍCIAS
Casa do Artesão de Cidade Ocidental ganha destaque nacional por obras inéditas e impulsionamento da economia local

Inaugurada em 2022, a casa do artesão de Cidade Ocidental, mais conhecida como Casart, é um centro de artesanato e economia criativa que tem como objetivo promover a cultura local e movimentar a economia, gerando renda para os moradores do município. O local também atua como uma escola empreendedora, capacitando e qualificando tanto os artesãos quanto a comunidade, por meio de cursos promovidos pelo Senac, Sebrae, Cotec entre outras parcerias envolvidas.

A Casart que foi construída e equipada pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, iniciou os trabalhos com o intuito de abrigar a produção dos artesãos e pequenos produtores da cidade. Hoje em dia, o trabalho tomou uma proporção tão grande que foi reconhecido nacionalmente.

De acordo com Filipe Camargo, Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Cidade Ocidental, os artistas/artesãos que passam pelo espaço são capacitados e impulsionados para os balcões de negócios, que são: a Feira Cultural e Gastronômica da Orla do Lago, Feiras Municipais, Estaduais e Nacionais e as demais festividades que estão inseridas na cidade.

Ainda segundo o Secretário, os artesãos que se capacitam em contrapartida oferecem a comunidade cursos na área.

‘’A Casa do Artesão tem essa funcionalidade, a cada 2 a 3 meses são feitas exposições para elevar a nossa cultura levando os nossos artistas locais a serem protagonistas da economia criativa e do artesanato empreendedor, para que a gente possa ressaltar a pertença ocidentalense mostrar a pertença goiana, belezas e riquezas que nosso Goiás oferece, através da fauna e flora que são completamente abundantes que gera essa criatividade’’, frisou Filipe       .

Mas o destaque não se mantém apenas no município, em fevereiro deste ano o município entrou no mapa nacional e complementou a Instância de Governança Regional Encantos do Planalto Central. Esse fato fez com que a Cidade Ocidental dentre dez municípios fosse o protagonista da economia criativa de artesanato e empreendedor.

‘’Dentro desse processo, dessa engrenagem, nós percebemos as dificuldades que o artesão e o microempreendedor sofriam, quando chegavam aqui, tinham um sonho e uma possibilidade, porém, eles sentiam dificuldade em colocar preço em seus produtos, não conseguiam fazer uma finalização e acabamento do produto, não conseguiam se inserir no mercado de trabalho e sentiam as mesmas dificuldades de colocar esses produtos nas mídias sociais, muitos sentiam dificuldade de bater uma foto, ter uma boa iluminação, pensar em uma composição para apresentar suas peças e até mesmo criar uma rede social, foi aí então que nós pensamos em desenvolver essa escola empreendedora, fazer com que eles entrem aqui, que entendam o que é o seu produto, entender sua identidade e desenvolver sua regionalidade e culturalidade aprendendo a ter um posicionamento de marca do seu próprio produto’’, destacou Filipe.

O projeto também já levou os artistas locais para eventos a nível Nacional. Em maio deste ano, quatro artesãos de Cidade Ocidental foram selecionados para compor a loja de artesanato na CASACOR Goiânia 2024, que teve como tema “De Presente, o Agora”. Elevando a potencialidade do entorno Sul de Brasília. As peças foram escolhidas considerando a qualidade dos produtos e o conceito de decoração requintada que fazia parte do evento. A Casa do Artesão também foi contemplada para o 17º Salão de Artesanato com todos os estados brasileiros. Na ocasião, estavam presentes nove artesãos representando o estado no estande de Goiás. Além disso, a equipe também já foi convidada a estar no Shopping Sul com uma exposição chamada ‘’Pertença Goiana" mostrou que o artesanato também pode compor ambientes sofisticados.

‘’Começamos um trabalho com artesãos que chegaram até nós com depressão, ansiedade que falavam que tinham peças paradas a mais de 3 anos e um caso desse é uma artesã que foi convidada para fazer uma exposição e após isso renasceu, sendo inclusive premiada levando nosso município além Goiás e Brasil gerando renda, negócios e saúde’’, completou.

A casa do artesão fica localizada na Rua 08 quadras 12 Área especial - Parque Nova Friburgo B, Cidade Ocidental.