Na manhã da última quarta-feira, a Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu uma denúncia sobre uma égua gravemente ferida circulando sozinha pelas ruas do município. O animal, visivelmente debilitado, estava sofrendo devido a ferimentos na pata, o que dificultava seus movimentos.
De acordo com a Assessora Técnica Jessica Rayane, por volta das 10 horas, a equipe da Secretaria iniciou esforços imediatos para garantir o transporte adequado do animal para um local onde os devidos cuidados pudessem ser tomados. No entanto, devido ao tamanho e ao estado de saúde da égua, não foi possível encontrar um veículo que conseguisse abrigá-la de forma segura.
Diante da situação, a Jessica, acompanhada da Coordenadora executiva de zoonose, Vanessa Maria e de dois fiscais ambientais, deslocou-se até o local para avaliar as condições do animal. Após exame realizado por Vanessa que também é veterinária, foi recomendada a eutanásia, já que, devido ao ferimento na pata, o animal não teria condições de ser transportado sem sofrer mais danos.
Entretanto, antes que os procedimentos fossem realizados, o proprietário da égua apareceu no local e foi devidamente autuado pelos fiscais ambientais. Ele foi nomeado "fiel depositário", o que significa que ficou responsável pela guarda dos animais, devendo dar continuidade aos trâmites legais sobre a situação. A partir desse momento, a Assessora, junto com a coordenadora e os fiscais, aguardou o recebimento dos medicamentos necessários para a realização da eutanásia.
Após a liberação dos medicamentos e com a autorização formal do proprietário, a eutanásia foi realizada de maneira humanitária, com o devido cuidado para garantir o bem-estar do animal. A ação contou também com o apoio do vereador e presidente da Câmara dos Vereadores, Saulo Budin, que é veterinário e contribuiu com os procedimentos realizados no animal.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reafirma que todos os procedimentos foram conduzidos de acordo com os protocolos estabelecidos para casos de maus-tratos a animais, priorizando sempre a preservação do bem-estar do ser vivo. Além disso, o responsável pelo animal foi autuado conforme a legislação vigente e, em conformidade com a lei, o caso será encaminhado à Delegacia para investigação criminal, a fim de apurar as responsabilidades legais.
A Prefeitura de Cidade Ocidental reitera seu compromisso com o bem-estar dos animais e com a aplicação rigorosa das leis ambientais, reafirmando a importância de se combater práticas de maus-tratos e garantindo que a justiça seja feita para proteger os direitos dos animais no município.
SERVIÇO
Em casos de maus tratos ou suspeitas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente nos contatos: 61- 99921-6356 Técnicos: 99922-4223 Fiscais: 99802-5507
- Todas categorias
- AÇÕES
- Administração
- Agricultura
- Agricultura e Pecuária
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Carta de serviços
- COMUNICADO
- CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA
- Conselhos
- CONSELHOS MUNICIPAIS
- CORONAVÍRUS
- CULTURA
- EDUCAÇÃO
- Esporte
- EVENTOS
- FUTURO
- Industria e Comércio
- INFRAESTRUTURA
- MEIO AMBIENTE
- NOTÍCIAS
- OBRAS - CONCLUÍDAS
- OBRAS - EM ANDAMENTO
- OBRAS - PREVISTAS
- ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
- SAÚDE
- Secretaria da Mulher
- Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer
- Segurança Pública
- TRANSPARÊNCIA
- TURISMO