Postado em 19/11/2024 - NOTÍCIAS
Evento do TCMGO Destaca Importância da Transparência e Planejamento na Transição de Mandatos Municipais

Concluídas as eleições municipais de 2024, a transição de mandato exige planejamento para garantir a continuidade administrativa e o atendimento à população. Para apoiar prefeitos, vereadores e suas equipes, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) realizou, nesta terça-feira (19), no Centro de Convenções de Goiânia, o evento “Transição de Mandatos”. O prefeito eleito, Lulinha Viana, e o vice-prefeito eleito, Rony Gás, marcaram presença, acompanhados do secretário municipal de Administração, Rivadavia Neto, da tesoureira Mayara de Almeida, da chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Maria de Jesus, do Dr. Cleyton Gomes e do ex-secretário municipal de Saúde, Mauro Neiva.

 

O evento, uma iniciativa do TCMGO, visa orientar os municípios sobre as melhores práticas para uma transição de gestão eficiente e transparente. Ele reúne prefeitos, vereadores, presidentes de câmaras, secretários e demais gestores em final de mandato, além dos recém-eleitos, para oferecer ferramentas e orientações essenciais.

 

O vice-prefeito eleito, Rony Gás, destacou a relevância da iniciativa. ‘’participar deste evento nos dá clareza sobre a responsabilidade de uma transição bem-feita, garantindo que as políticas públicas não sofram descontinuidade.

Durante a cerimônia, também foi entregue o Prêmio Ranking da Transparência, que reconhece prefeituras e câmaras municipais por excelência na promoção da transparência pública, com premiações nas categorias Diamante, Ouro e Prata.

 

As administrações foram avaliadas com base em critérios rigorosos, como a constante atualização de dados sobre receitas, despesas, licitações e contratos nos portais de transparência, acessibilidade das informações aos cidadãos e cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

O prefeito eleito, Lulinha Viana, ressaltou que esse reconhecimento é um estímulo para continuar trabalhando de forma responsável e acessível à população. ‘’Transparência não é só um princípio, é a base para uma gestão confiável e eficiente’’, concluiu.

 

Com o encerramento do evento, ficou evidente que o futuro das administrações municipais depende de uma transição organizada, pautada pela transparência e pelo comprometimento em atender às demandas da população.