A Universidade Federal de Goiás (UFG) publicou nesta quinta-feira (13) o edital com as orientações para o primeiro processo seletivo a ser realizado no novo Câmpus Cidade Ocidental. Estão sendo ofertados 240 vagas para seis disciplinas diferentes, sendo elas: Administração Pública; Engenharia de Software; além dos cursos de Gestão de Segurança; Gestão de Saúde Digital; Inteligência Artificial para Políticas Públicas; e Engenharia da Segurança Cibernética; que pela primeira vez estão sendo oferecidos em uma universidade federal, em nível de graduação.
O valor para a inscrição no vestibular será de R$130,00 e poderá ser feito no período de 24 de março até às 17hrs de 25 de abril deste ano o Portal do Candidato, no site do Instituto Verbena UFG (www.institutoverbena.ufg.br). A realização das provas objetiva e de redação será nos períodos matutino e vespertino do dia 18 de maio de 2025 (domingo), em Cidade Ocidental e em Goiânia. Os aprovados ingressarão no segundo semestre de 2025.
O processo seletivo destina-se ao candidato que tenha concluído o ensino médio (ou equivalente) ou que estejam cursando e que concluirá a última série do ensino médio (ou equivalente), em tempo hábil para realização da matrícula, conforme prazo estabelecido no cronograma do edital. No processo seletivo haverá vagas para ampla concorrência e para cotas, conforme Lei de Cotas, aplicada a todos os demais processos seletivos da Instituição.
A seleção se dará por meio das provas de conhecimentos, as quais seguem a matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no que diz respeito a habilidades e competências. Vai ser aplicada uma prova objetiva e uma prova de redação, ambas de caráter classificatório. A prova objetiva constará de 96 questões, do tipo múltipla escolha, com 5 alternativas, das quais apenas uma é correta. A prova objetiva abordará conhecimentos compatíveis com o nível de complexidade do ensino médio, e versará sobre as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias (CH); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN); Matemática e suas Tecnologias (M), conforme as habilidades e competências apresentadas na Matriz de Referência, que está disponível no site do Instituto Verbena, juntamente com o edital.
Haverá isenção da taxa para o candidato que corresponder ao que está previsto na Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013. O Processo Seletivo UFG 2025 será liderado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e executado pelo Instituto Verbena/UFG (IV/UFG). A inscrição será homologada somente após o envio do arquivo retorno sobre o pagamento da taxa de inscrição, pela rede bancária, procedimentos que podem demorar até cinco dias úteis.
O pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, observa que este será um processo seletivo próprio da UFG, no qual não serão utilizadas as notas do Enem.
De acordo com o presidente da Comissão de Implantação do Câmpus Cidade Ocidental da UFG, o ex-reitor da Instituição e professor aposentado do Instituto de Física (IF/UFG), Orlando Afonso Valle do Amaral, o vestibular Será um processo específico, aberto a todos candidatos que atendam às exigências previstas no edital, sejam eles oriundos de Cidade Ocidental, da região do entorno, de Goiás e de outras regiões do Brasil”
E a expectativa é que haja uma procura bastante grande, dado o caráter inovador dos cursos que serão oferecidos em Cidade Central, além do potencial de empregabilidade.
Outro marco previsto para este ano é a construção do prédio na sede própria da UFG até o segundo semestre de 2026.
- Todas categorias
- AÇÕES
- Administração
- Agricultura
- Agricultura e Pecuária
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Carta de serviços
- COMUNICADO
- CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA
- Conselhos
- CONSELHOS MUNICIPAIS
- CORONAVÍRUS
- CULTURA
- EDUCAÇÃO
- Esporte
- EVENTOS
- FUTURO
- Industria e Comércio
- INFRAESTRUTURA
- MEIO AMBIENTE
- NOTÍCIAS
- OBRAS - CONCLUÍDAS
- OBRAS - EM ANDAMENTO
- OBRAS - PREVISTAS
- ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
- SAÚDE
- Secretaria da Mulher
- Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer
- Segurança Pública
- TRANSPARÊNCIA
- TURISMO