Os dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi, utilizados pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, confirmam que a Administração Pública Municipal de Cidade Ocidental 2025-2028 tem trabalhado adotando práticas de gestão mais eficientes e adaptadas ao seu contexto, promovendo uma competição saudável e positiva que gera avanços consistentes e fortalece a competitividade. E a prova disso são os índices satisfatórios obtidos no levantamento, em que o município ocupa o 2º lugar no Ranking dos Municípios com menor endividamento do Estado de Goiás, estando em 3º lugar na Região Centro-Oeste e na 22ª posição geral.
O indicador de Endividamento integra o pilar de Sustentabilidade Fiscal do Ranking de Competitividade dos Municípios. A 6ª edição do Ranking analisa o total de 418 municípios brasileiros (7,5% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa populacional do IBGE para o ano de 2024.

O que é o Ranking?
Ranking de Competitividade dos Municípios surgiu a partir de uma visão diferente: a competição saudável no setor público, além de possível, é desejável. A competição no setor público é um elemento complementar à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento institucional, social e econômico. Adaptado em relação ao conceito utilizado no setor privado, a definição de competitividade sob a ótica da gestão pública diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução por parte do poder público, em seus territórios de responsabilidade, na promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável.
Como resultado, foram selecionados 100 indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Desempenho satisfatório na Saúde
No ranking geral dos indicadores, Cidade Ocidental está em 16º no Estado de Goiás, a mesma posição quando se trata de Qualidade da Saúde em nível nacional, sendo o 1º lugar da região e do Estado. Inserção Econômica (9º), Capital Humano (11º) Telecomunicações (2º), Sustentabilidade Fiscal (12º), Instituições (11º) e Funcionamento da Máquina Pública (12º) são as outras áreas em que o município avançou no ranking no quesito Estado.
Para conferir o ranking completo, acesse: www.rankingdecompetitividade.org.br.
Por Graciele Oliveira
- Todas categorias
- AÇÕES
- Administração
- Agricultura
- Agricultura e Pecuária
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Carta de serviços
- COMUNICADO
- CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA
- CONSELHOS MUNICIPAIS
- CORONAVÍRUS
- CULTURA
- EDUCAÇÃO
- Esporte
- EVENTOS
- FUTURO
- HISTÓRIA DIGITAL
- Industria e Comércio
- INFRAESTRUTURA
- MEIO AMBIENTE
- NOTÍCIAS
- OBRAS - CONCLUÍDAS
- OBRAS - EM ANDAMENTO
- OBRAS - PREVISTAS
- ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
- SAÚDE
- Secretaria da Mulher
- Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer
- SEGURANÇA PÚBLICA
- TRANSPARÊNCIA
- TURISMO