Postado em 11/01/2026 - EVENTOS
24ª Festa do Marmelo une tradição, fé e animação

 

 

O fim de semana de 09 a 11 de janeiro foi marcado pela realização da 24ª Edição da Festa do Marmelo, festividade que reúne autoridades, festeiros, comunidade e produtores do fruto na região.

 

A abertura foi realizada com Santa Missa, na Capela do Rosário, em Luziânia, na noite de sexta-feira (09). Já no sábado (10), a programação começou pela manhã, com a Cavalgada do Marmelo, partindo de Luziânia, rumo ao Mesquita, em Cidade Ocidental. Cavaleiros e Amazonas foram recebidos pelos foliões no Campo de Futebol do Mesquita, ao lado da Capela Nossa Senhora da Abadia, para um grande almoço.

 

 

Durante a noite, o Baile Dançante ficou por conta dos DJs JLenon e Lucas Durães, Rafael Dutra e Galã do Piseiro, que colocaram o público para dançar.

 

 

E o domingo (11) começou com a Santa Missa, celebrada pelo pároco, Frei Cristiano, na Capela Nossa Senhora da Abadia. O religioso, ao término da cerimônia, agradeceu a todos os colaboradores, assim como à estrutura fornecida pela Prefeitura Municipal, e destacou que espera que a festividade cresça ainda mais nos próximos anos, a exemplo da Festa do Morango, de Brazlândia (DF). Após a missa, foi realizado leilão e o almoço ao lado do igreja, no Mesquita.

 

 

"Parabéns ao Quilombo Mesquita pela festa, que celebra a Cultura do nosso povo e ano que vem teremos muito mais, com fé em Deus", destacou o prefeito Lulinha Viana. O secretário de Agricultura, Joãozinho, agradeceu aos produtores e elogiou a estrutura da festa. "A nossa cultura está viva, parabéns aos produtores que colaboraram com itens para o leilão e à Prefeitura de Cidade Ocidental pela estrutura oferecida para o evento. Viva à Festa do Marmelo", disse.

 

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, Rairon Murada, ressaltou a importância do fruto. "A Festa do Marmelo é a união de cultura, diversidade, agricultura familiar e turismo, tudo reunido para exaltar nosso fruto, o marmelo, que há mais de 200 anos é produzido na região, dando origem à marmelada, licor, geleia e outros derivados, além de gerar renda para inúmeras famílias".

 

 

Organizadores e apoiadores
A 24ª Festa do Marmelo teve como festeiros e organizadores da Igreja Católica: Cacilda Brasil e Terço dos Homens, em parceria com: Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Desenvolvimento Regional, Comunicação e Transparência e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho; e ainda com a Associação do Território Quilombo Mesquita.

 

 

O evento também contou com os seguintes apoios: Prefeitura de Luziânia; Secretarias Municipais de Saúde, Administração, Educação e Cultura, Limpeza Urbana, Infraestrutura e Serviços Urbanos e Rurais de Cidade Ocidental; 10º Batalhão de Polícia Militar de Luziânia; 33º Batalhão de Polícia Militar de Cidade Ocidental; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Superintendências Municipais de Trânsito (SMTs) de Luziânia e Cidade Ocidental; Guarda Civil Municipal (GCM) de Luziânia e de Cidade Ocidental; 5º Batalhão Bombeiro Militar de Luiziânia, além de empresas patrocinadoras.

Por Graciele Oliveira ASCOM/PMCO