Postado em 09/06/2017 - ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Orçamento participativo encerra ciclo de debates com resultados positivos para Cidade Ocidental

Durante os encontros, a população elencou como prioridades para o orçamento de 2018 a realização de investimentos nas áreas de segurança, iluminação pública, infraestrutura, educação, saúde, cultura, esporte e lazer Foto: Legenda: Mais de mil pessoas participaram da série de reuniões realizadas pela Prefeitura em todos os bairros da cidade O Orçamento Participativo teve fim no último dia 30 de maio, com a realização do último debate na Praça Central, no centro da cidade. Na ocasião, os moradores destacaram como prioridades a aplicação de recursos nas áreas de segurança, iluminação pública, infraestrutura, educação, saúde, cultura, esporte e lazer. “O principal objetivo do Orçamento Participativo é inserir a comunidade nas discussões sobre o planejamento para a aplicação das finanças no ano seguinte. São demandas cotidianas da administração, como a manutenção dos serviços essenciais de limpeza e roçagem, reforma de escolas e de salas de aula, contratação de novos profissionais para as áreas da educação e saúde, iluminação de vias públicas e captação de águas pluviais. São manutenções do dia a dia, que nós estamos executando e já destinação de recursos para isto”, afirmou o prefeito municipal. Prioridades para 2018 Durante o ciclo de debates também foram listadas demandas dos moradores nas áreas de segurança, infraestrutura, saúde, lazer e educação. “Na área de segurança pública nós já estamos trocando as lâmpadas de iluminação da cidade, estamos realizando diariamente os serviços de roçagem, além de incentivar e fomentar os programas sociais como o Mais Educação. Já para o orçamento do ano que vem, a grande demanda da comunidade é o asfalto, a construção de calçadas, reforma de salas de aula, a ampliação do atendimento na área da educação infantil e a criação de mais postos de saúde." avalia o Prefeito Fábio Correa. Outras obras a serem executadas a partir de 2018 são a revitalização da avenida principal da cidade, a construção de mais estacionamentos e a ampliação dos investimentos em segurança, por meio da estrutura da guarda municipal. “Na região do bairro Jardim ABC os moradores reivindicaram a construção de praças e parques públicos, a criação de uma área para a comunidade praticar esportes, com campos de futebol e quadras poliesportivas, o que pode entrar ainda no orçamento deste ano." Afirma Fábio Correa. Inovação e participação popular na gestão do município As plenárias tiveram início no dia 27 de abril no Espaço Multiuso do Parque Nápolis, passando pelos setores Araguari, Mossoró, Remanso, São Matheus, Estrela D´Alva, Friburgo A e B, Ocidental Park, Nápolis B, Dom Bosco, Jardim ABC e Edite, SQ 19 e finalizando no centro da cidade, na Praça Central. Para registrar as sugestões e propostas foi criado um formulário que esteve disponível nas plenárias e segue disponível até o dia 15 de junho no site da Prefeitura Municipal (http://cidadeocidental.go.gov.br/portal/). As sugestões serão usadas na produção do Plano Plurianual (PPA) do ano que vem e norteará as ações da Prefeitura. Participe e dê a sua contribuição!  Prefeitura de Cidade Ocidental, trabalhando o presente. Construindo o futuro!